A ciência da nutrição não é exata. Tudo depende do metabolismo do indivíduo em questão, do objetivo, da rotina... mas quando se pensa em investir em suplementação pós treino afim de maximizar a recuperação do catabolismo gerado em um treinamento intenso, a primeira indicação que se tem é o shake de whey com dextrose, não é verdade?
Um adendo aqui. Vejo muita gente que acabou de entrar na academia já atrás de whey hidrolisado e waxy maize. Eu só comecei a suplementar depois de quase quatro anos de academia. Não digo que é certo ou errado, até porque, se você tem grana, mais vale gastar em whey do que em Mc Donald's! Só uma dica, antes de comprar qualquer suplemento avalie se a sua dieta está de acordo com seus objetivos. Consulte um nutricionista esportivo.
Voltando ao assunto, de uns tempos para cá comecei a testar novos carboidratos de alto índice glicêmico para o pós-treino. Analisando a tabela dos alimentos eu me perguntava se não existiam outras opções além da dextrose (e do waxy maize). E para a minha surpresa, percebi que até alguns atletas recorriam a outros alimentos para ajudar na absorção da proteína! Aqui uma lista do que testei comigo e/ou que vi por aí:
Frutas no pós-treino? Pois é, eu passei anos levando banana para repor as energias na academia, mas hoje em dia, se alguém pedisse minha opinião e quisesse consumir fruta no pós, eu indicaria melão ou melancia. Tem toda a questão da frutose, da metabolização no fígado (que reduz a velocidade de absorção) e tal, mas essas duas são diferenciadas porque tem o índice glicêmico altíssimo. O treinador Jim Stoppani é um dos adeptos delas quando se fala em conseguir picos de insulina através da alimentação. As frutas vermelhas também são queridinhas de vários atletas para o pós, mas aí não é pelo alto ig, mas pelo poder antioxidante que é tão importante depois de um treino intenso. Lara Suliano e Larissa Lobão são algumas das que eu lembro que já disseram usar as berries no pós.
Balas de goma. De novo indicação do titio Jim Stoppani (eu falo tanto dele porque fiz minha primeira periodização de doze semanas a partir de um e-book publicado por ele, lembram?). Ele diz que 90% da composição das gummy bears vem em forma de dextrose. Eu não usaria com muita freqüência porque provavelmente os outros 10% são conservantes, acidulantes, corantes e outras porqueiras que seu corpinho saudável não merece.
Tâmaras e uvas-passa. Também possuem ig alto, além de vitaminas e minerais. São opções sempre listadas no bodybuilding.com. Confesso que dificilmente compro porque elas são viciantes... várias vezes eu já "esqueci da vida" com o meu pacotinho de uvas-passa! rs
Mingau de amido de milho. Esse vocês já viram por aqui. Foi minha alternativa para o waxy maize. Usei durante todo esse bulking e não tenho do que reclamar... Vira um mingau de chocolate com gostinho de infância Eu faço como se fosse um mingau mesmo, mas de acordo com a minha dieta. Meu pós treino tem 30g de whey, 20g de proteína de soja isolada, 20g de amido de milho, 5g de óleo de coco, 4g de mel e canela. Misturo tudo com água e levo ao microondas até adquirir consistência de mingau ou bolo (se deixar mais tempo vira "bolo"). As vezes jogo umas frutinhas vermelhas também :)
Só não vale achar que pode comer chocolate e sorvete no pós-treino, hein? Bem, se for para comer, é mesmo um bom momento... mas não é o tipo de alimento que nosso corpo precisa nesse período. A gordura reduz a velocidade de absorção e o açúcar produz ainda mais radicais livres como subproduto... tudo que a gente não precisa, não é?
Vou fazer um post com a minha opinião sobre pré e pós-treino sem suplementos. Seu whey acabou junto com o salário? Sem desespero... olha o catabolismo!! rsrs
Como é o pós-treino de vocês? Alguém já arriscou mudar a combinação whey + dextrose?
Para saber mais sobre a importância do post workout:
http://www.bodybuilding.com/fun/post_workout_carbs.htm ( opção para calcular o ratio de carbo x proteína para o seu peso)
http://www.revistasuplementacao.com.br/?mode=materia&id=73