terça-feira, 13 de agosto de 2013

Bolo de chocolate proteico (low carb)

E aí passeando pelo encantador mundo dos blogs de culinária, vejo um bolo de chocolate feito com uma combinação no mínimo inusitada: chocolate e abobrinha! Aí penso: "opa! será que além de tudo ele é light?" Mas não, vai açúcar, manteiga, trigo... como qualquer outro bolo.

Mas despertou a minha curiosidade: e se eu substituísse os ingredientes e de repente conseguisse um bolo de chocolate com cobertura low carb, sem glúten, com baixa lactose, sem açúcar... E eis que deu certo =)


Bolo de chocolate proteico (low carb)







Ingredientes ("creme doce"):

  • 2 ovos
  • 50g tâmaras secas
  • 100mL de água
  • 30mL café passado (forte) ou 5g de café solúvel
  • 25mL óleo de coco
  • cardamomo
  • sal (uma pitadinha, só para acentuar o sabor doce)


Ingredientes (secos):

  • 60g farinha/fibra de soja
  • 60g whey protein chocolate
  • 25g linhaça
  • 20g cacau em pó (puro e de boa qualidade)
  • 1 xícara de abobrinha ralada
  • meia colher de café de bicarbonato
  • meia colher de café de fermento


Preparação: coloque as tâmaras e os 100mL de água no liquidificador e deixe de molho por 1h. Depois acrescente os ovos, o café, o cardamomo e a pitada de sal e misture bem até obter um creme.
Em uma bowl coloque a fibra de soja, o whey protein, a linhaça e o cacau, misture e depois acrescente o creme de tâmaras. Misture bem, de preferencia com uma batedeira. Por fim acrescente a abobrinha ralada, o bicarbonato e o fermento e incorpore-os delicadamente com uma colher. Forno pré-aquecido a 180 graus por cerca de 30min.


Cobertura: Para a cobertura derreti 30g de chocolate meio amargo com 50mL de iogurte natural sem lactose. Outra opção que gosto é um creme com cacau ou chocolate e leite de coco.

Obs.: Já testei essa mesma receita trocando as tâmaras por açúcar demerara (3/4 de xícara) e por adoçante culinário (1 xícara). Todas funcionaram muito bem. Eu fico com as tâmaras porque estou em uma fase mais "nutureba", dando mais importância para o valor nutricional do que para qualquer coisa. As tâmaras tem frutose e índice glicêmico alto, mas o carboidrato fica menos da metade do que na versão com açúcar, sem contar nas infinitas vitaminas e minerais. Com as tâmaras são menos de 40g de carbo no bolo inteiro, dependendo da proteína em pó que você escolher.

E assim o meu café da manhã está mais feliz :)
Meninas lindas, não pensem que nunca mais na vida vou comer o tradicional bolo, presença certa nas reuniões em família. Mas é claro que sim! Até porque passo muito tempo longe da minha família para negar esse carinho.. que saudade. Mas quem vive esse "fit lifestyle" com certeza vai me entender... é muito mais gostoso comer uma coisa com cara de refeição lixo, "só que não".


Bjss

15 comentários:

  1. Nossa Gi, vc é um gênio e muitoooo prendada!
    O máximo que sei fazer é um omelete! rs
    Bjos, adorei a receita.
    Vou pedir para minha mãe fazer...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, vou contar um segredinho.. é a vontade de comer doce que faz essas coisas!! kkkkk
      Bjss

      Excluir
  2. Nossa, que loucura, bolo feito com abobrinha! Nunca imaginei! Se bem que já comi bolo de batata doce, mandioca, cenoura e morro de vontade de fzr (e comer, óbvio) um feito a base de beterraba q vi uma vez! Unir leguminhos e doce é show, pra quem é formiga como eu rsrs

    =*****

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estranho, né? Mas juro que vc nem vai lembrar que foi feito com abobrinha...
      Eu já fiz tbm aquele de feijão preto, sabe? E tbm morro de curiosidade de testar essa receita com beterraba! É bolo de chocolate com beterraba, não é? Boooomm =D

      Bjs

      Excluir
  3. Adoreiiiiiii

    Mais uma receitinha para meu caderninho!!!!

    E simplesmente adorei o que vc disse "Meninas lindas, não pensem que nunca mais na vida vou comer o tradicional bolo, presença certa nas reuniões em família. Mas é claro que sim! Até porque passo muito tempo longe da minha família para negar esse carinho.. que saudade. Mas quem vive esse "fit lifestyle" com certeza vai me entender... é muito mais gostoso comer uma coisa com cara de refeição lixo, "só que não"."

    Perfeitoooooooooooooooooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Moni.. somos humanas e tbm merecemos aproveitar uma farra em família, com td o que temos direito ;)

      Bjãoo, linda

      Excluir
  4. Gi, que arraaaaso!
    Vou testar esse, com ctz!
    A maior fissura da minha vida é BOLO! rs
    Minha sogra costuma fazer um bolo de abobrinha que fica maravilhoso, mas é com açúcar e tudo o mais que não podemos!
    Obrigada por compartilhar mais essa receitinha gostosa com a gte!

    Ah, uma dúvida...não colocar o cardomomo influencia no resultado final? Ele pode ser substituído por outra coisa? (Tive que dar um google pra saber o que era isso, acredita? kkk)

    Beijos, lindaaa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Taty! Então somos duas.. sou tarada por bolo, acho que tá na minha genética, guria! haha

      Pois é, eu falei do cardamomo como se td mundo conhecesse, né? rs
      Na verdade é só um tempero (tipo canela) que eu acho que combina bem com chocolate. As vezes uso ele, as vezes baunilha, mas é opcional ;)

      Bjao

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  5. É muito bom mesmo quando conseguimos adaptar uma receita "engordiet" para 'diet', né?

    É um duplo prazer: comer algo gostoso e não ter saído da dieta!

    Amei vou testar!

    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vivi, só a gente sabe o gostinho que tem... rs

      Bjs

      Excluir
  6. Nhamiiiii!!! Delííí!!!

    ResponderExcluir
  7. Ficou lindo e parece tb que delicioso Gi... Me deu vontade! rs
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom, Lidi! Gostei tanto que fiz dele meu café da manhã por 2 semanas seguidas.. hihi

      Bjs

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...