sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Quanto tempo demora para se trocar um treinamento?


Texto do Nutricionista Paulo Muzy. Muito bom, especialmente se vc segue a linha "auto-didata" como eu... sempre tentando, mas só por minha própria conta em risco. É, não é fácil. Estudar, estudar, estudar - e aplicar também, por favor. "A teoria sem a prática vira 'verbalismo', assim como a prática sem teoria, vira ativismo. No entanto, quando se une a prática com a teoria tem-se a práxis, a ação criadora e modificadora da realidade" (Paulo Freire).



Bem bem bem... esse é um ponto delicado. É extremamente difícil explicar para o pessoal porque devemos ou não trocar um treinamento. De um lado está o aluno/paciente que está ansioso por mudanças frequentes e entediado com o treinamento e de outro está o profissional do esporte observando as mudanças de seu paciente e esperando o momento de compensação para que as mudanças que se fizerem façam de fato algum efeito.
É muito complicado para quem prescreve o treinamento e organiza a planilha desportiva fazer este jogo porque de um lado o paciente acaba pensando que o profissional não quer fazer o raio da planilha ou porque o tédio que ele apresenta ao treinamento vai resolver com a mudança de sequência. O jogo que se apresenta então é o de identificar e orientar o paciente de que nem sempre o que ele quer é o que ele precisa e que às vezes o que ele quer pode atrapalhar o alcance do objetivo que ele deseja.
vamos simplificar?
Não existe nada escrito ainda que sirva de guia para mudarmos uma conduta de treinamento, mas se fosse para delinear algumas coisas, eu sugeriria alguns critérios, em forma de algorítmo para que, sempre que uma condição tenha uma resposta sim, a proxima seja adotada, para dessa forma, nos orientar quando e como mudar de conduta de exercícios:

1. para mudar os exercícios realizados:
- já conseguiu fazer a sequência com o mínimo de intervalo prescrito?
- já atingiu um platô de força nos exercícios prescritos?
- este platô foi alterado pelo aumento do intervalo?
- novo platô foi atingido (em 3 ciclos de treino ou dois meses de acompanhamento, nem forca nem tempo variaram)?
- a força começou a diminuir, o tempo total de treino começou a aumentar e está associado a isso desmotivaçao?
- cogite trocar a sequencia realizada.

2. para mudar de estímulo:
- o objetivo parcial foi atingido?
- há um platô de ganho?
- há evidencias que tem havido perda de outras aptidões?
- a perda destas aptidões pode estar interferindo no desempenho atual?
- cogite trocar as técnicas de treinamento

3. para mudar o metabolismo desejado:
- há indícios de que lesões se aproximam? (fadiga em excesso, má recuperação, dores generalizadas e com etiologia desconhecida)
- há queixas estabelecidas?
- há perda de aptidão em outras funções que estejam interferindo na prática de outros esportes ou nas atividades de vida diária?
- cogite trocar o tipo de metabolismo atingido (o tipo de fibra nervosa e muscular estimulada e os seus metabolismos energéticos específicos.

ficou faltando discutirmos sobre como a dieta interfere nisso tudo, porque de fato interfere, e faz papel importantíssimo quando é ela que começa a ficar insuficiente para causar as adaptações desejadas, mas este post vamos deixar para mais tarde.

O problema de confundirmos o momento de trocar o treino ou a planilha ou o estímulo é de não deixarmos tempo suficiente para as adaptações iniciais se estabelecerem de forma mais estável antes de partirmos para um ganho extra, trocando em miúdos: um objetivo depende de certos passos a serem dados e se não seguirmos esta ordem o que acontece é que tentamos passar para uma condição superior antes de estabelecermos o básico para que esta condição possa ser alcançada, e nesse caso o que acontece é que podemos até avançar alguns passos, mas logo entramos em um platô de ganho que irá nos remeter de volta ao início se quisermos de fato conseguir passar daquela condição atingida.

A mensagem é não queime a largada. o sucesso depende de perseverança e foco no futuro. quem pensa que queria estar de tal forma no presente esquece de curtir esta etapa que se apresenta e a coisa perde o sentido. vá com calma e sempre. normalmente as pessoas ficam buscando desculpas e razoes para desistir, e a grande verdade é que em um minuto podemos conseguir várias que qualquer pessoa concordaria, não é verdade? pense bem... o que nos leva ao resultado que é incomum é justamente não fazer o que todo mundo faz, é seguir adiante contrariando o senso comum. força, você consegue!

Paulo Cavalcante Muzy
www.superperformance.blogspot.com.br
@muzyperformance


Ótimo texto. Tive que marcar bem aquele último parágrafo, porque era tudo que eu precisava ouvir. Não concordo tanto com a parte do "foco no futuro", mas acho que entendo o que ele quis dizer. Precisamos lembrar de aproveitar a magia de cada etapa, e para isso só vivenciando muito bem o presente. Planos sim, mas muito foco na execução de cada dia daquilo que foi planejado. Amor ;)


Bjs

13 comentários:

  1. Gostei Gi! Eu tb sou meio auto-didata.. troco o treino no "feeling" hahaha. Claro que não troco toda hora, mas quando chega num ponto que desanima, ou que não tenho grandes resultados eu sei que ta na hora de mudar. Tem treinos que duram quase 3 meses ou 2, e tem uns que não duraram 2 semanas! hahaha O legal é saber entender e "ouvir" seu corpo. Fico triste quando alguém não ouve o que os profissionais tem a dizer e ficam UM ano ou MAIS com o mesmo treino, mesmo estímulo, mesmo descanso.. mas cada um é cada um né. O mundo não é um mar de rosas.
    Muito legal mesmo! Amanhã então??
    p.s. vou ficar sem carro mesmo, só vou conseguir falar agora de manhã com minha chefe, aí hj te aviso ok!!!!!! Não some haha
    beijoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, amiga! No fundo acho que esse feeling é que é o grande segredo... rs
      Vc ainda tem a vantagem de ter um treinador especial, hein? ;)

      Bjss

      Excluir
  2. Ótimo texto!
    Geralmente vou trocando o treino em 2 meses, as vezes em 3, as vezes em 1. Vai dependendo. Mas costumo manter geralmente a mesma divisao, mais ou menos os mesmos aparelhos, e ir mudando as séries, as tecnicas, as repetiçoes, etc...Não sei se é o certo...é o problema de não ter um personal trainer =/ kkkk

    Enfim, muito bom o texto! (:
    beeijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os meus dependem de cada periodização, mas geralmente levam umas 6 semanas. Vou percebendo as respostas do corpo, bem como diz o texto do Muzy. Meu problema é que como sou só eu comigo, as vezes evito de colocar exercícios que não gosto... sendo que geralmente são esses que precisamos fazer para melhorar =/

      Bjinho

      Excluir
  3. Olá!
    Meu nome é Gisele, e eu adoro o seu blog!Também faço tudo por minha conta e risco, mas estou apenas começando.
    Saber que alguém conseguiu resultados como os seus sem acompanhamento me motiva muito.
    Aprendo muito aqui!
    Bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gi, minha xará!
      Mas vc começou agora e não tem nenhum acompanhamento, nem instrutor na academia? Toma cuidado pra não machucar...
      Com força de vontade e FOCO conseguimos chegar lá sim... mesmo que leve um pouquinho mais de tempo! rs
      Obrigada pelo seu comentário, Gi =)

      Bjs

      Excluir
    2. Eu tenho instrutor na academia. Mas sabe aquela receitinha de bolo, que vem pronta pra todas as menininhas? rss Lá é assim. Aí eu acabo incrementando tudo por minha conta. Mexo nos exercícios, coloquei agachamento, afundo... Mas eu faço tudo com peso bem suportável pra não machucar.
      E eu tenho uma noção, pq vivo nesse meio de academia desde os treze anos. Só faltava a vontade de fazer certo. rss
      Na verdade eu tenho uma noção de perna.
      Sei nada de braço. Fico morrendo ao ver que até a sequência dos exercícios de braços das mulheres esté igual.
      Seria melhor colocar as séries numa cartolina na parede, do que gastar tempo montando aquelas fichinhas. haha
      Bjoosss

      Excluir
  4. Gy muito bom este posto....depois...essa semana volta minha rotina normal...depois de quase ficar louca..hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que coisa boaaaa, Kaka!!!
      Parabéns, amada! Vc merece =)

      Bjao

      Excluir
  5. Gi gostaria saber qual whey vc recomenda? quero começar a tomar =)

    beijoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cris!!
      Bem, existe o whey concentrado, o isolado e o hidrolisado. A qualidade e velocidade de absorção deles é boa nessa ordem. O hidrolisado é top, mas tbm é mt mais caro... só indicaria ele se vc tiver intolerância a lactose braba (ou se tem mt $ pra investir.. rs).
      Se vc puder, usa o isolado, senão vai de concentrado mesmo. É importante vc prestar atenção na tabela. Quanto menos carbo e mais proteína melhor. Eu não compro whey com mais que 5g de carbo por dose. Outra coisa, dá uma olhada nos ingredientes... as vezes vc encontra proteínas baratas e qnd vai ver, o primeiro ingrediente é prot de soja.

      Esse post da Bruna é perfeito: http://estilosaudavel.blogspot.com.br/2012/08/whey-protein-saiba-como-escolher-o.html

      Bjss

      Excluir
  6. Gi, vc leus meus pensamentos, estava pensando nisso ontem, como pode? rs


    Sabe oq ue eu acho legal de vc fazer seus treinos e dieta? acho que vc entende como seu corpo funciona melhor, o que ele digere melhor, qual treino te traz melhores resultados, acho muito legal essa observação. e vc ta indo muito bem né? nem tem o que falar! bjaum

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é a dúvida de tds nós, Ca!
      Pois é, as vezes até sinto falta de alguém dando palpite, mas posso falar? Meus resultados esse ano sozinha foram mt melhores do que antes... e aprendi mt tbm.
      Vamo que vamo =)

      Bjao

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...