sábado, 14 de setembro de 2013

Relato da fase de consolidação e formas femininas

Olá!

Há quanto tempo não comento sobre nosso assunto preferido "treino vs dieta"! Pois então, como contei, no final de julho comecei uma fase de consolidação muscular que visava melhorar um pouco da técnica. Na verdade o objetivo mesmo era dar um tempo para o corpitcho e fazer ele responder melhor a próxima fase de redução de gordura.

Foram oito semanas no total, combinando exercícios funcionais, peso livre e o fortalecimento de músculos deficientes. Nas primeiras semanas menos peso e maior número de repetições, até ganhar confiança. A partir da metade do microciclo incluí bi-sets com as máquinas e passei a focar também no ganho de força. Naturalmente, a dieta teve um aumento de carboidratos a partir da fase 2, mas sem exageros.

E a semana recuperativa, Gi? Pois é, lembram da viagem a Paris (último post)? Pois não foi uma semana, mas fiquei quatro dias sem treinar. Só para não perder o costume, um dia antes da viagem fiquei gripada. Acho que o vírus nem teria evoluído, mas com o cansaço da viagem não teve jeito... A dieta lá foi surpreendentemente tranquila de seguir. Minha família "francesa" come bastante salada, então sempre tinham boas opções - além do que, na primeira oportunidade fui conhecer um mercadinho e comprei frutas, iogurte grego, salada, atum (esses "must have" das nossas marmitas! rs). O dia do lixo ficou por conta de um tradicional croissant e de um sanduíche no baguete. Gente, no mundo real eu não faço questão de pão de trigo ou de croissant, mas aquilo ali não tem explicação de bom! Água na boca só de lembrar!

Como resultado, acredito sim que a técnica tenha melhorado. No corpo sinto a região do core mais sólida, provavelmente culpa dos treinos específicos que eu fazia 2x na semana, além dos funcionais dos outros dias. Só isso já me deixa satisfeita, porque sei que esses músculos evitam lesões na coluna, no quadril e até nos joelhos. Na minha opinião vale a pena dedicar um dia só para eles.

A dieta ficou bem sortida, dentro do meu ratio (quantidade de carboidrato, proteína e gordura), mas com várias frutinhas (é tempo de maçã e ameixa, minha gente! E elas "pedem" para serem colhidas... e devoradas!), frutas secas, pão de centeio, tortas (100% integrais) e leite, de vez em quando. Ainda saudável? Sim, eu me sinto muito bem, mas as formas femininas começam a ficar mais evidentes, se é que vocês me entendem... bumbum, culotinho e celulite no posterior de coxa. Isso não é problema algum, até porque faz parte da nossa natureza. Ficar sem celulite de verdade (digo naquele nível que nem apertando aparece) é privilégio para poucos dias. Se vocês prestarem atenção, em off season, até as atletas que são deusas no palco, aparecem com os seus micro furinhos e mais "sustância"... E quer saber? Continuam igualmente lindas, como todas nós. Foi-se o tempo em que eu sonhava com um corpo definido 100% do tempo. É essa utopia que faz a gente manter uma dieta restrita mais tempo do que o suportável (sabe o eterno "cutting", mesmo que o percentual já esteja baixo?). E aí você não entende porque apesar da balança dizer que você emagreceu, a sua aparência física ainda não é aquilo que você sonhava que fosse quando alcançasse o "peso ideal". Ih, mas isso rende muito assunto para um post só... acho até que dá um livro! rs... ficamos por aqui.

Felícia Romero em três fases distintas:
próximo à competição, seis semanas antes e fora de preparação.
Captou? ;)

No próximo post eu conto os planos para essa fase de corte (que já começou essa semana). Super empolgada :)
Tenham um ótimo final de semana!

Bjs

10 comentários:

  1. Simplesmente, amo seu blog!
    Seu modo de encarar a vida saudável e a vida em si!
    O finalzinho do seu texto... realidade pura!

    Eu hoje... releio o meu blog... e vejo quando bobeira...quando coisa que não quero mais fazer! Quero ser saudável, bonita dentro do possível e real! Mas isto requer amadurecimento, persistência e boa alimentação!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lia, vc é sempre tão querida.. eu que adoro poder trocar ideia ctg!
      Poucas vezes já falei aqui sobre isso, mas eu já sofri com distúrbio de imagem e compulsão alimentar... e essas coisas se resolvem um dia após o outro, não adianta se sentir culpada. A todo momento somos bombardeadas de informações erradas do que é o corpo perfeito e de como chegar lá. É muito fácil criar um estereótipo errado de tudo isso!
      Falando por mim, os maiores resultados que obtive esteticamente, apareceram depois que passei a colocar a saúde em primeiro lugar =)

      Bjs

      Excluir
  2. Que bom que deu certo essa fase amiga, é tão bom ver evolução, ñ importa qual tipo né.. queria saber como tu faz o treino de core, podia especificar mais pra gente né??
    Uma ótima semana beijãoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, em outros tempos eu até desanimaria nessas fases de transição em que quase não vemos mudança, mas agora to mais paciente.. pelo menos sei que o que sobrou aqui agora já é mais meu do que antes! rsrs
      Amiga, vou tentar registrar os exercícios do meu próximo treino de core, mas provavelmente são exercícios que vc já deve ter feito nos treinos do Zullu.. aliás, deve ter uns maravilhosos do pilates pra vc me ensinar =P

      Bjao

      Excluir
  3. Quantas vzs a gente não olha atletas nas fotos todas montadas para justamente focar naquela definição ou volume q não são delas 100% do tempo, e sim pra competir apenas e de repente a gnte se ilude q é aquilo sempre e que queremos igual! Mas qse nunca nos pegamos pensando verdadeiramente nisso, neh?!

    Vai de cutting agora então?! To com pressa do meu cutting chegar não, viu rsrsrs

    Bjocas e ótima semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Sami! Eu já fui ingenua o suficiente pra achar que elas são lindas daquele jeito o ano todo... que dó, que dó! rsrs

      E a senhorita, aproveita beeem esse bulking.. nada de economizar calorias =P

      Bjao

      Excluir
  4. Gi, eu que o diga que a busca pelo corpo que julgo perfeito me fez fazer cutting longos, suportáveis ao meu ver, mas que me fez perder o que não queria perder... Hoje ando mais sensata, ainda com algo restrito! Vc sempre evoluindo em todos os sentidos. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu tbm, Lidi.. inclusive nesse último ano. Fiquei flácida... pq tem uma hora que o corpo simplesmente não queima mais gordura, mas músculo! Pelo menos cmg é assim (ectomórfica).
      Eu tbm amo ver sua evolução, linda =)

      Bjs

      Excluir
  5. Concordo com a Robertinha (ou Sami kk), ficamos focando naquela perfeição, tentando de todas as formas fazer cuttings eternos, ser perfeita em tudo, mas não dá né?! Uma hora o corpo entra em choque, fica estagnado, tudo da errado, a vontade de comer aumenta e qdo vc vê não fez nada direito. kkkk Eu estou prestes a mudar e fazer uma coisa arriscada.. (para mim kk). Conversei muito com uma amiga nutricionista, mostrei minha realidade (minha barriga como ela é, sem roupas apertando nem nada kk) e ela acha que preciso perder gordura ainda sim (isso é óvio kk), mas ela deu a sugestão de fazer por um mês uma dieta para perda de peso, dieta normal de emagrecimento sabe, contando calorias, sem tanta proteína, com direito a frutas, iogurte.. pra eu baixar uns 5kg em um mês ("mesmo que perca massa magra".., que medo!!!!!). Porque eu não posso ficar fazendo essas dietas de atletas ainda, não consigo ficar muito tempo nelas, estava indo MUITO bem, perdi 3cm de cintura e abs em 2 semanas, mas depois começou a me dar muuitaaaaa azia (até comentei no blog da Niu, acho q vc deve ter visto), aí tive que fazer uma semana de detox, tomar remédio, e dpois daquilo "desgringolou" tudo kkk, enjôo muito da comida, perdi um pouco o foco. Juro que to com medo, mas acho que vou encarar essa "dieta para emagrecimento". Se seguir tudo certinho creio que algo de bom vou tirar. Preciso mudar um pouco meus treinos tb, to muito focada em hipertrofia, hipertrofia... ta na hora de pensar como vc, e olha que eu que sou a formada aqui né!!! kkk Preciso pensar nos pontos fracos, acelerar meu metabolismo com treinos mais rápidos, com intervalos mais rápidos, dar tiros.. ta na hora de mudar algo, seilá. Só sinto que to indo muito no automático sabe.
    Meudeus, eu com meus textos enormes sempre kk mas é que a gente quase não consegue se falar kkkkk
    O que vc acha disso tudo? kkk
    Seu post acabou me ajudando a clarear a mente e pensar direito no que quero.
    p.s. como eu queria essas frutinhasssss! Provei blueberry e umas amoras acho, ameiiiiiiii!!! Aqui é mto caro que droga :(

    beijos, te cuida!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bru, eu vi e fiquei preocupada com vc! É difícil saber o real motivo, pq não sei como está a sua dieta, mas pra vc estar assim, só pode ter algo errado... na alimentação ou no emocional... ou nos dois.
      Sobre as frutas e o iogurte, vc sabe que eu sou suspeita, já que eles praticamente nunca saem do meu cardápio. Bem, vc que fez a detox deve saber quais alimentos são indicados, não é? Pois então, eu tento mante-los no cardápio todos os dias (limão, maçã, abacate, espinafre, couve, brócolis, berries, iogurte com lactobacilos, prebióticos) e eliminar o máximo possível de industrializados... nesse mundo fitness vejo mt gente exagerando nos suplementos e no adoçante, e com certeza isso tem um preço. Quanto mais comida de verdade, melhor :)
      Sobre os treinos, amo a proposta de periodizar e isso significa, não só fazer as fases de cutting/bulking, como mudar o estímulo sempre. Como vc tem feito?
      Aiii, como eu queria estar perto pra gente se ajudar e planejar nossa fase de corte juntas... mas novembro já tá chegando =)

      Bjao

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...