quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Pão sem glúten enriquecido com biomassa de banana verde

Oi meninas, tudo bem?

Estou curtindo cada segundo perto da minha família e aproveitando para fazer tudo o que adoro, mas que a rotina dificulta (nessa lista estão as receitinhas que ainda não tinham saído da cabeça). Minha dieta está bem variada, mas tento comer o mais natural possível, além de usar e abusar dos temperinhos, farinhas saudáveis e etc (nutrição funcional, love you!). E é por isso que nesses tempos vocês vão ver por aqui receitas com os subtítulos "sem glúten", "sem lactose", "funcional", "enriquecido" e etc... não que eu seja radical e ache que o glúten ou a lactose devam ser abolidos da face da terra (tudo depende!), mas nesse momento estou evitando.

Por que decidi evitar o glúten? Porque estou em fase de redução de gordura há algum tempo e precisava dar um choque no organismo; porque sinto que quando estou mais sequinha evitar alguns alimentos faz sim diferença na definição (no meu caso: glúten, lactose e leguminosas); porque fica mais fácil resistir aos bolos e pães feitos pela mãe, sogra, tias.... hahaha

Sem mais blá, blá, blá, vamos a receita!


Pão sem glúten enriquecido com biomassa de banana verde 


(feito na máquina de pão)


  • 10g de fermento seco (1 envelope)
  • 1 colher de sopa de açúcar orgânico
  • 1/2 xícara de água
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1 colher de café de vinagre
  • 1 ovo grande
  • 2 xícaras de fécula de batata
  • 1 xícara de farinha de arroz (integral, se possível)
  • 1 colher de sopa de linhaça (opcional)
  • 1 colher de sopa de gergelim (opcional)
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 xícara de biomassa de banana verde

*todos os ingredientes devem estar a temperatura ambiente

Preparação: em um recipiente misturar o azeite, o ovo, o vinagre e a biomassa de banana verde. Dissolver o fermento em meia xícara de água. Colocar os dois ingredientes misturados na máquina de pão e por cima acrescentar os ingredientes secos (açúcar, sal, fécula de batata, farinha de arroz, linhaça e gergelim). Ligar na programação 4 (duração de 1h30min na minha máquina), casca escura.

Obs: o pão fica bem macio por dentro e com a casca mais dura, lembra muito pão de aipim (que eu adoro!). Pode ser conservado na geladeira por até uma semana, mas não esqueça de esquentar na hora de consumir. Eu consumo como pré-treino imediato (30min antes do treino), mas também acho que é uma boa opção de café da manhã.


Sobre a biomassa de banana verde: Segundo a nutricionista Raphaella Cabral, ela é rica em amido resistente, que promove a saciedade. Além disso, quando verde, a banana mantém os sais minerais e vitaminas, como A, B1, B2, fósforo e potássio, que dificultam a absorção de gordura pelo corpo.

Segundo a especialista, a substância colabora para que o intestino absorva apenas os nutrientes essenciais para abastecer o corpo. “Dessa forma, outras substâncias, como glicose e colesterol, são eliminadas, o que diminui os triglicérides totais no sangue”, explicou.

Além de diminuir os açúcares no corpo, Raphaella contou que a biomassa estimula o crescimento de determinadas bactérias, como os lactobacilos.

A nutricionista acrescentou que eles são capazes de melhorar a flora intestinal, o que facilita a absorção de vitaminas e minerais e, consequentemente, aumenta a produção do hormônio da felicidade: a serotonina.

A biomassa atua também como fator preventivo à diabetes. “Sua digestão e absorção são mais lentas, e assim a quantidade de glicose liberada no sangue ocorre gradativamente, mantendo os níveis de glicose sob controle e reduzindo a necessidade de liberação de insulina”.

Raphaella sugere a biomassa de banana verde também como energizante antes da prática de exercício. Uma das pacientes da nutricionistas, a advogada Alice Vieira Nunes disse que nenhum outro energizante artificial proporciona a mesma força.

Fonte: http://www.d24am.com/esportes/fitness/biomassa-a-nova-queridinha-dos-nutrologos/94566

11 comentários:

  1. Parece ficar muito bom!
    bjs
    Rosângela
    www.blogeutambemposso.com

    ResponderExcluir
  2. Gi, há alguns meses comecei a me interessar por academia e uma dieta mais proteica e limpa, e apesar de estar looonge do meu objetivo, já estou bastante feliz com os resultados, principalmente porque tenho cada dia mais claro na minha cabeça que É POSSÍVEL. Que eu posso chegar lá, e que com calma, disciplina e paciência eu chegarei. Passeando pelo google atrás de dicas de treino, alimentação etc (atualmente não tenho como gastar com nutricionista e personal, como eu gostaria, apesar de ser uma prioridade minha. Num futuro bem próximo eu terei, mas até lá, estou fazendo assim como eu sei que voce tambem faz, nas tentativas, ajustando minha dieta e treino observando como meu corpo reage, etc. É dificil, mas é muito bom porque voce passa a se conhecer tão melhor!..). Bom, estou numa fase que dei uma boa desanimada, mas em relacao a tudo na minha vida. Estou sem cabeça pra faculdade, pras pessoas, e isso ta refletindo na minha alimentacao, na minha rotina. Claro que nao larguei, nem consigo, mas nao estou tão disciplinada, tenho faltado alguns dias na academia (costumo ir 6x na semana, e deixar de ir é uma coisa que me deixa mal, eu fico de mau humor, mesmo que eu use o domingo - que é meu dia de descanso - pra treinar, porque faltei em algum outro dia da semana, sinto que nao é a mesma coisa e detesto. Mas enfim, o que eu quero dizer, é que nessa hora em que tudo esta saturado pra mim, ganhei a oportunidade de morar 1 ano na finlandia. É a oportunidade dos sonhos de muita gente as condições que eu vou viajar. Sabe quando voce sente que é exatamente ISSO que voce precisa?! Tem pessoas falando que eu sou louca, que tem lugares melhores pra ir (tenho a opcao de ir pra outros lugares da europa) mas eu me animei tanto com a ideia de morar na finlandia, que nao quero nem pensar em outros países. E como sei que voce mora lá, resolvi te procurar, mesmo sem te conhecer. Queria saber, os bons profissionais sao de facil acesso ai? Sao caros? As comidas, é facil encontrar coisas saudaveis pra comer, voce encontra alguma dificuldade na hora de comprar "comida limpa" na rua, etc? E as academias, tem bastante, sao boas? Hahahah desculpa, mas eu realmente estou curiosa pra saber. E é bom morar ai? Como que em relação ao sol, ao frio? Queria falar com alguém que realmente mora lá, e não coisas de google e de gente que viajou. Voce recomenda?
    Bom, desculpa o texto longo. Espero que voce responda, me ajudaria muito. Adoro seu blog, você é uma fofa.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nicolle! Td bem?
      Adorei sua mensagem :)
      Sobre a Finlandia, vc deve saber que eu sou mt suspeita pra falar, não é? Amo muito aquele lugar! Agradeço todos os dias as oportunidades maravilhosas que recebi e recebo...
      Mas é aquilo, cada um reage de um jeito a tudo. Antes de ir morar lá, eu já visitava o país todos os anos e passava cerca de 3 meses, ou seja, já não era novidade. Outra coisa importante, eu sou casada e não sei te dizer se aguentaria morar lá (ou em qualquer outro país) completamente sozinha, até porque, as pessoas são mais fechadas sim (super educadas e prestativas se vc precisar de ajuda, mas sem essa intimidade toda que estamos acostumadas no Brasil).
      Tudo depende tbm da cidade em que vc vai morar. Se for em Helsinque ou em alguma cidade grande, ok, é tudo mais fácil e vc tem várias opções de tudo. Agora se for no norte do país tudo é muito mais difícil. É bem interior mesmo e longe de tudo... te digo que não sei se aguentaria (eu moro no sul e nunca vivi no norte).
      Sobre a comida, os brasileiros reclamam bastante, mas eu não. Amo as saladas, salmão, as inúmeras opções sem gluten, sem lactose, sem contar da delícia que é colher maçãs, berries e cogumelos no bosque. Comida de restaurante não é essa maravilha que vc encontra no Brasil... tem bastante restaurante fast food (tipo Mac Donald's), os turcos, indianos e etc.. não é a minha praia. O bom é que fica mais fácil de seguir na dietinha e te motiva a cozinhar em casa =P
      Bom, o frio é friooo mesmo! Fica tudo bem branquinho de neve e com cinco minutos na rua vc congela, por mais bem vestida que esteja. Isso não é realmente um problema pq todos os lugares são muito bem aquecidos. Talvez seja difícil se vc precisar andar mt a pé.. é bom checar isso.
      E quer saber? Eu conheço outros países, mas até hj não achei nenhum que me desse a qualidade de vida que tenho lá. Não existe pobreza, não existe lixo nas ruas e violencia é caso raríssimo de alguns malucos por aí, mas não por necessidade. Não preciso falar em saúde, educação e saneamento básico, né?

      Putz, comentário mais longo do blog! rsrs
      Qualquer coisa vc pode me mandar um e-mail, ok? Vou adorar poder ajudar ;)

      Bjss

      Excluir
  3. Também tô no Brasil, mas liberei geral, nada de dieta e 2,5 kgs a mais em 3 semanas e olha que tô indo no spinning, sexta já tô indo embora de novo :( mas minha viagem é mais curta ()18 hs. Aproveita bastante as férias e a família, é uma benção. Beijão Angie

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Angie! Mas é isso mesmo, minha alimentação não está nem de perto do normal.. hehe

      Bjss

      Excluir
  4. Respostas
    1. Pode sim, Ana. Só que a massa é mais mole, não é como o pão tradicional que precisa sovar (menos trabalho! rs). Dps de misturar vc deixa uns 40min descansando com um pano de prato por cima, antes de levar ao forno, ok?

      Bj

      Excluir
    2. Nao sei se entendi bem,vc coloca na maquina de pão o fermento com a água depois o azeite , ovo, vinagre, biomassa misturado e os ingredientes secos por último .posso trocar o azeite por oleo de coco e tirar o açúcar?Cláudia

      Excluir
    3. Não, eu faço exatamente naquela ordem. Misturo os ingredientes "líquidos" em uma tigela (pq se colocar na máquina direto fica mais difícil mexer). Dps que a mistura está homogênea jogo na máquina de pão, junto com os secos ;)

      Excluir
  5. Legal, se ela libera serotonina minha mulher não precisa mais fazer compras... :D

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...