segunda-feira, 21 de julho de 2014

Pão de milho proteico (sem glúten)

Eu não tenho intolerância alimentar, mas um leve desconforto ao glúten, à lactose e a outros alimentos mais (soja, berinjela, melancia, pepino, pimentão...). Consumir de vez não me traz problema nenhum, o que certamente não aconteceria se minhas refeições fossem baseadas em pão, biscoitinhos, macarrão, sanduíche, lasanha, pizza... ainda que integral, sem açúcar, sem gordura e etc. Na minha opinião, os problemas geralmente aparecem pelo excesso. É o corpo dizendo: "ei, eu não aguento mais! Tô com fome, preciso de COMIDA!". Tanto é que já vi casos e casos de intolerantes que fizeram o tratamento (com nutricionista) e aos poucos puderam voltar a consumir glúten e lactose, em doses homeopáticas, como deve ser (pelo menos para 99% da população, que no máximo faz uma caminhada no parque, três vezes na semana).

Eu adoro cozinhar! Pão, torta, cookies... tem coisa mais terapêutica do que botar a mão na massa, literalmente? E depois o cheirinho na cozinha, as lembranças da infância, reunir a família em volta da mesa... é, eu tenho descendência italiana e não lembro uma visita que não tenha conhecido nossa cozinha! :)

E se a receita for um pão de milho totalmente do bem, sem glúten, proteico e fácil de fazer? Juro que a massa fica fofinha quase como o pão caseiro da nonna. Ok, não é para tanto, mas fica bom :P

Pão de milho proteico




Ingredientes:

  • 1 xícara de milho
  • 300g de queijo cottage
  • 2 ovos
  • 1 colher de sopa de óleo de coco
  • 2 xícaras de farinha de grão de bico
  • 2 colheres de sopa de farinha de linhaça
  • 2 colheres de sopa de amido de milho
  • 1 colher de sopa de vinagre
  • 1 colher de chá de goma xantana
  • temperos (usei 1/2 cc cardamomo e 1 cc de erva doce)
  • 1 colher de sopa de açúcar (usei de coco)
  • 1 colher de chá (rasa) de sal
  • 1 envelope de fermento biológico


Observação importante: todos os ingredientes devem estar em temperatura ambiente. Como o cottage não pode ficar fora da geladeira, aqueça ele por alguns minutos em fogo baixo, sem deixar ferver (só para não ficar gelado).

Preparação: liquidificar o queijo cottage, o milho, os ovos e o vinagre, até obter um creme.
Em uma tigela misturar os ingredientes secos (menos o fermento) e depois envolve-los com a mistura líquida. Dissolver o fermento em uma xícara com um dedo de água morna (a temperatura ideal é aquela que você suporta por dez segundos) e acrescentar à massa. A massa fica bem úmida e não deve ser sovada.
Transfira a massa para uma forma de pão, cubra com um pano limpo e deixe o fermento trabalhar por no mínimo 40min (em um local mais quentinho, como o forno).
Asse em forno pré-aquecido à 180 graus por cerca de 30min.



Dicas:


  1. É sempre melhor usar o milho natural, se não for possível use o congelado ou em lata (minha ordem de preferencia).
  2. O queijo cottage é sem soro e pode ser feito em casa. Eu arriscaria substituí-lo por queijo tipo quark, ricota ou tofu.
  3. A farinha de grão de bico é vendida em lojas de produtos naturais, mas já vi versões caseiras pela rede. Se quiser substitua por farinha de arroz ou fécula de batata/mandioca.
  4. Por indicação, eu sempre uso vinagre e goma xantana nas receitas de massas sem glúten, por isso não saberia dizer se são dispensáveis.

Façam e depois me contem! :)

Boa semana!!

8 comentários:

  1. Oi Gi, vou tentar fazer esse pão lindo ai hem! E depois dá uma passada lá no meu blog que tá cheio de post novo e um punhado de coisinhas legais, voltei com tudo =D

    http://mundo-fitness-em-casa.blogspot.com.br/

    Beijos da Carol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, que bom que está de volta!!
      Eu tbm ainda vou voltar com força total... vamos ver ;)

      Bjs

      Excluir
  2. Com receitas assim, não custa nada! :)

    http://nomorepancinha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá, quero você como postadora do saudeedieta.com gostei das suas postagens no seu blog e percebi que você conhece sobre alimentação,dietas e bem-star.

    Nossa parceria, irei criar para você com seu nome, e-mail e senha você terá acesso a parte das postagens do site com isso você irá criar posts artigos diariamente falando sobre dieta,saúde,bem-star e musculação. Obrigado aguardo resposta.
    E-mail:fsbsites@hotmail.com
    Filipe Queiroz - FSB GRUPO COMPANHIA

    ResponderExcluir
  4. Está com cara de ser uma delícia essa receita!

    ResponderExcluir
  5. Cade vc Gi, sumiu, sempre venho aqui ver se atualizou! vc tem instagram?? beijoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anonimo!
      Na verdade tenho até alguns posts no rascunho, mas sabe aquela fase em que a gente tem a necessidade de se afastar? Tenho postado sempre na página do facebook, vc acompanha? Qualquer coisa pode chamar tbm pelo inbox ;)

      Bjss

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...