domingo, 24 de maio de 2015

Bolo de casca de banana integral

Final de semana em casa, dia cinza, chuva... o que a gordinha aqui imagina? Bolo com café quentinho para aquecer o coração!
Não sou radicalmente contra o trigo, mas nesse tipo de receita opto pela farinha preparada sem glúten (receitas aqui - eu uso a 3). Por que? Porque ela funciona bem e o marido já consome muito glúten de outras fontes (massas, pães...). Particularmente acho que o problema é o exagero e acredito que esse é um dos motivos da intolerância estar cada vez mais comum.

Por outro lado, a grande parte dos substitutos do trigo, da cevada e do centeio, são paupérrimos em fibras. Se não for por exigência médica, acho muito duvidosa a troca de um pão integral de boa qualidade (ou até um de farinha branca não modificada!) por tapioca, por exemplo. As receitinhas não fazem parte do meu dia a dia tanto quanto o alimento in natura, mas quando me arrisco elas vêm assim, cheia de fibras. Nosso intestino agradece! :)




Ingredientes:

  • 2 ovos
  • 2 colheres de linhaça ou chia (hidratar em um dedo de água e aguardar formar o gel)
  • 2 bananas orgânicas com casca (lavadas)
  • 100mL de iogurte natural (na verdade usei kefir)
  • 1 xícara de farinha preparada
  • 1/2 xícara de farelo de aveia
  • 1/2 xícara de farelo de arroz (ou usar o dobro de farelo de aveia)
  • 1/2 xícara de coco ralado
  • 2 colheres de sopa de açúcar mascavo
  • 1 maçã picada
  • castanha-do-pará picada a gosto
  • 1 colher de chá de canela
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher de chá de fermento


Preparação:
Bater no liquidificador os ovos, o gel de linhaça, as bananas com casca e o iogurte natural. Em um recipiente a parte, acrescentar a mistura às farinhas. Incorporar a maçã, as castanhas e o fermento por último. Assar em forno pré aquecido por aproximadamente 30min.

P.S.: perceberam que não tem óleo? Pois é,  eu até planejava colocar duas colheres de óleo de coco, mas esqueci! E para a minha surpresa deu certo igual e ainda ficou super úmido :)

P.S.2: falei do glúten do trigo, da cevada e do centeio, mas o bolo tem aveia e aveia tem glúten, certo? Certíssimo! Eu não me importo com isso, porque ela contem glúten apenas por contaminação. Acho que os benefícios são infinitamente maiores, mas não use se você for realmente intolerante - ou busque uma aveia sem glúten.

Bom apetite!

6 comentários:

  1. Que bolo mais lindo! Já faço um parecido em casa utilizando apenas farelo de aveia, dá super certo, mas farei esse seu, com seus toques acho que ficará mais saboroso. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade tbm adoro brincar com os ingredientes, sempre combinando ingredientes do bem, claro.
      Obrigada :)

      Excluir
  2. Muito, muito interessante.
    Eu já curti o título porque é bolo de CASCA.

    Quando eu experimentar esta receita eu te falo, tá?

    Beijocas!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafa! Bem a nossa cara esse reaproveitamento, né? rsrs

      Bj

      Excluir
  3. Seguindo teu espaço flor...
    sucesso!

    Beijos

    sarada-vaidosa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...