quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Sauna emagrece?

Eu sei que prometi um post sobre meus treinos aeróbicos, mas essa semana passou voando e amanhã já é sexta, dia de viajar por umas 26h até chegar na minha querida terrinha =D
Para não passar em branco, quero compartilhar um texto que o Prof. Eder Lima  publicou na página dele ontem e que por uma incrível coincidência fala sobre a sauna, assunto do meu último post (lembram da foto do antes e depois?).

Então aí vai... E me desejem boa viagem!! hehe




Saunas: benefícios e perigos

Prof. Eder Lima

Quantas e quantas vezes me perguntam... PROF. SAUNA EMAGRECE? Como não custa nada repetir... O QUE EMAGRECE É GASTAR MAIS CALORIAS DO QUE SE INGERE! Mas as saunas possuem um gasto energético por minuto sim, e podem ser um adicional no seu processo de emagrecimento!
Bem... Voltemos à antiguidade para entender onde tudo começou... 
Os romanos da antiguidade com suas costumeiras habilidades organizacionais e amor ao luxo, desenvolveram casas de banhos quentes de tal nível que desafiariam a qualquer casa desse tipo da atualidade. Os Romanos introduziram os sistemas de fornecimento de água quente, morna e fria. A água era aquecida pelo fogo sob o chão de pedra. Também o ar quente circulava pela sala através das paredes furadas criando o que hoje chamamos de sauna à vapor.
Hedonistas ao extremo, os romanos desenvolveram um processo sofisticado de banho no qual eram untados com óleo quente, depois entregavam-se à exercícios extenuantes. Isto era seguido de idas às saunas, seca ou vapor, onde a pele era limpa do óleo e do suor. Na Europa, África, por onde os romanos passaram, deixaram seu legado dos banhos quentes.
Os romanos tinham uma forte inclinação ao prazer. Apenas recentemente, tivemos condição de identificar as causas da sensação de prazer que eles experimentaram a milênios. Ao que tudo indica, na presença do calor, uma classe de hormônios (as endorfinas), secretadas pela glândula pituitária, criam uma grande sensação de bem-estar. Do mesmo modo o calor tem um efeito tranquilizante que tende a aliviar várias das dores que afligem o corpo.

CONDIÇÕES FISIOLÓGICAS DIFERENTES

Hoje em dia utilizamos a sauna à seco ou à vapor para relaxar após um treino ou para tratar de dores, como o objetivo dos romanos. Contudo as saunas à seco e à vapor não são o mesmo. Cada uma cria um quadro condições fisiológicas diferentes. Sua escolha depende da sua necessidade. Se você quer reduzir gordura, condicionar a pele ou livrar o organismo de certas toxinas, você precisa escolher a certa. As saunas à seco e à vapor afetam seu corpo e pele diferentemente, desta forma uma conduta segura se faz necessária.
O ar da sauna à seco é aquecido por pedras porosas e distribuídos por todo ambiente à volta do corpo. A sala da sauna é feita de madeira, a qual permanece relativamente fria.
Por um princípio diferente, o vapor d'água se encarrega do calor na sauna à vapor. Isto faz com que a sauna à vapor pareça mais quente do que a seca, mas na verdade permanece vários graus abaixo: em torno de 50° Celsius da sauna à vapor contra em torno de 75° Celsius da seca. 
O ar seco e quente da sauna à seco provoca uma transpiração abundante, e grande parte do suor se evapora no ar. Mas no ambiente saturado de umidade da sauna à vapor o suor praticamente não se evapora. A sauna à vapor o faz se sentir mais quente porque o corpo fica mais quente do que ficaria na seca, mesmo à uma temperatura ambiente mais baixa desta. Isto levanta uma questão: É melhor estar aquecido por dentro ou suado por fora? 
Depende do que se quer de cada forma de sauna. Quando exposto ao calor de qualquer tipo, os vasos sanguíneos da pele se dilatam para permitir que mais sangue chegue à superfície. Isto ativa milhões de glândulas sudoríparas que cobrem o corpo. Os fluídos contidos no sangue hidratam as glândulas sudoríparas, as quais liberam a água pela pele, a fim de resfriar o corpo. Este é o mecanismo de regulação térmica orgnânica.

PERDA DE PESO OU REDUÇÃO DE GORDURA?

Tanto a sauna à seco quanto à vapor podem ser utilizadas para relaxar e aliviar as dores, especialmente pós-treino. Mas se você quiser reduzir alguma gordura a mais (lembrando que você está em dieta, obviamente), qual seria sua opção? A maioria das pessoas erroneamente escolheria a sauna à vapor por sentirem esta mais quente. O problema dessa escolha é que menos calorias são consumidas na sauna à vapor, e qualquer perda de peso será basicamente por perda de água.
Por outro lado, a sauna à seco impõe uma maior demanda sobre o organismo em termos de gasto energético. O coração, neste tipo, tem que trabalhar mais intensamente para mandar mais sangue aos capilares sob a pele. A energia necessária para este processo é derivada da conversão das gorduras e dos carbohidratos em calorias. Lembre-se que o coração é um músculo tanto quanto seu bíceps o é. As glândulas sudoríparas por elas próprias têm que trabalhar para produzir o suor, o que também requer mais energia e calorias. Estudos têm mostrado que um indivíduo pode queimar até 300 calorias durante uma sessão de sauna à seco, o que equivale a um corrida leve de 3-5 Km ou uma hora de trabalho moderado com pesos.
Você pode perder até um quarto de água durante uma sessão de 20 minutos de sauna à seco. Sem uma reposição, tal elevada perda de água pode levar a quebra do ritmo cardíaco normal, e provocar fadiga e náuseas. Beber suco de frutas ou água antes e depois da sauna à seco é imperativo. Qualquer tentativa de perder peso através da privação da reposição de líquidos ao organismo, ALÉM DE ABSURDA, é extremamente arriscado e pode levá-lo ao hospital.
Na Finlândia, onde a sauna à seco é a mais popular, adeptos corajosos dessa arriscam-se em temperaturas de até 110° Celsius. O que pode ser uma aventura não muito sábia para os inexperientes. Os finlandeses também utilizam a sauna à seco alternando o calor com duchas frias, o que parece condicionar o coração. O processo acelera o coração em 60% ou mais a cada alternância dessa e provoca uma queima maior de calorias.
Aí está o risco, se você é um adepto fervoroso da sauna à seco, é importante que você coma muita folha verde e uma variedade de vegetais para repor minerais essenciais como ferro, zinco, cobre e magnésio que são perdidos no suor.
A sauna à seco pode ter outra vantagem sobre à vapor por ajudar a limpar o corpo de metais tóxicos absorvidos de nosso meio ambiente. Apesar dos rins eliminarem a maioria dessas toxinas, uma "suada diária" pode auxiliar ao organismo a reduzir o acúmulo de mercúrio e níquel. Um trabalho físico intenso é equivalente a uma sauna à seco em termos de suor e perda líquida, e você pode não querer arriscar a perder mais água.

O CALOR NÃO É PARA TODOS

Pessoas que são suscetíveis a ataques cardíacos devem evitar o uso das saunas à seco e à vapor. O stress da repentina mudança de temperatura pode desencadear o ataque. Consulte um médico antes de usar uma sauna em casos de medicação regular, obesidade, gravidez, problemas de tireóides ou rins, diabetes ou hipertensão arterial.
Uma pesquisa na Escola de Medicina da Universidade de Washington mostrou que um percentual significativo de bebês nascidos com má formação craniana ou cerebral de mães que usaram hidromassagem quente ou saunas à vapor durante o período mais crítico da formação do sistema nervoso dos embriões: 21-28 dias após a concepção. Contudo, pesquisas posteriores convenceram os pesquisadores que mulheres em período próximo ao nascimento dos bebês podem ser expostas ao calor da sauna à seco (não mais que 15 minutos a uma temperatura de 80° Celsius). Eles advertem que sessões extremamente longas em saunas à seco ou vapor aumentam o risco de uma má formação da criança.
Os romanos podem ter descoberto o valor terapêutico do calor, mas a medicina moderna também a observa por uma perspectiva patológica. Células infectadas por vírus e células cancerosas em tubos de ensaio não sobrevivem à temperaturas elevadas. O organismo utiliza o calor sob a forma de febre para combater infecções. Mas ainda é desconhecido se as saunas à seco ou à vapor podem levar a mesma cura de resfriados, gripes e outra infecções.
Uma simples sessão sauna de 15-20 minutos torna-se uma forma adicional de exercício em termos de aumento da frequência cardíaca. Mas a sauna não substitui o treinamento com pesos ou qualquer outra forma de exercício. Somar a sauna a seus exercícios pode ajuda-lo a queimar mais calorias e dar uma lapidada final à sua muscularidade.

ESTUDO EM HIDROMASSAGEM QUENTE DA CLÍNICA MAYO

As saunas à seco e à vapor, bem como as banheiras de hidromassagem quente, não são essencialmente perigosas. Por causa de um pequeno número de casos de pessoas que tiveram ataque cardíaco enquanto estavam na hidromassagem, vários negociantes dessas colocaram avisos advertindo que pessoas com doença coronariana, hipertensão arterial ou outros distúrbios cardíacos que procurassem um médico antes de começar a usa-las.
A Clínica Mayo conduziu um estudo para determinar os efeitos de 15 minutos de hidromassagem quente comparados a 15 minutos de bicicleta estacionária em indivíduos com doença arterial coronariana clinicamente estável. A hidromassagem quente mostrou-se menos estressante ao coração do que a sessão de exercício. A frequência cardíaca máxima média para 15 indivíduos com idade variando de 45-65, enquanto submersos na hidromassagem quente foi de 85 bpm, comparados com 112 bpm enquanto pedalavam. A pressão arterial destes esteve mais baixa durante o teste com a hidromassagem quente. Os pesquisadores encontraram que o stress sobre o coração dos pesquisados em ambas as situações foi moderado.
Os resultados sugerem que as hidromassagens quentes poderiam ser seguras para pessoas com doença cardíaca estável, mas apenas se a temperatura da água não estiver acima de 40° Celsius, como usada no teste. O uso da hidromassagem quente por pacientes aptos a seguirem um regime de exercícios é justificável. Mas imersões prolongadas podem causar a dilatação dos vasos sanguíneos, resultando numa queda da pressão arterial e em vertigens quando a pessoa se colocar de pé.
A maioria das fatalidades em hidromassagens quentes esteve associada com álcool, doença cardíaca, distúrbios mentais ou cocaína. Um terço das fatalidades é por afogamento de crianças menores de 12 anos, devido a banheiras de hidromassagem mal cobertas.

DICAS PARA SAUNA À SECO
* Mantenha a temperatura entre 75° - 80° Celsius. Menos não é suficiente para produzir o suor.
* 10-15 minutos no máximo.
* Retire todo tipo de maquiagem, estas bloqueiam os poros.
* Após tome um ducha e esfregue bem o corpo para remover os resíduos de sais, ácidos e metais
* Beba muita água ou suco de frutas, antes e depois para rehidratar.

DICAS PARA SAUNA À VAPOR
* Mantenha a temperatura em 50° Celsius.
* Para inciantes a exposição deve ser de 6 minutos, para veteranos até 15 minutos.
* A temperatura corporal sobe demais na sauna à vapor. Resfrie-se durantes alguns minutos com duchas frias antes de vestir-se.
* Traga uma toalha para se sentar.

DICAS GERAIS
* Espere pelo menos uma hora após comer antes de entrar numa sauna.
* Remova jóias, relógios, etc., ficam extremamente quentes.
* Após, use um hidratante corporal.
* Após os 50 anos, obter permissão médica.
* Se você acha que está grávida, nunca exceda o tempo e a temperatura recomendados. Procure seu obstetra caso queira continuar a utilizar uma sauna.

13 comentários:

  1. Adorei o texto Gi!!! Me caiu como uma luva e tirou minhas duvidas. To feliz pq sou 'viciada' na sauna mas estou fazendo tudo certinho e ainda de quebra queimando umas gordurinhas!!!!
    Bjos querida, boa viagem e aproveite muito!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coisa boa... queimar calorias e relaxar ao mesmo tempo!! Acho que vou viciar tbm, Lili!! rs

      Bjao

      Excluir
  2. Amigaa, vc tá vindo pra terrinha? Óiaaaa. Boa viagem! Vem que vem quicando! hehehe

    Beijooooooooo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, vem visitar a gente em Floripa!! =D

      Bjss

      Excluir
  3. Caraca nem imaginava tudo isso de informação de sauna rs. Muito bom esse post! completinho.

    gi 110 graus a pessoa não ferve não? rsrs

    bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk 110graus eu tbm nao dou conta, Ca!! Fico nos 80 graus e já derretendo... acho que nem precisa mais do que isso. Na Finlandia eles fazem campeonato de quem aguenta mais. Ano passado um cara morreu...

      Bjs

      Excluir
  4. Giiiii, mta mta mta mta sorte na viajem...e aproveita neh...

    ResponderExcluir
  5. Eu adorei o post!
    Sabe que, sei lá porque, tenho pensado muito em sauna esses dias. Saudades de fazer, acho.
    eu sou fã de sauna vapor. SAuna seca queima minha boca absurdamente! Credo!!
    Curta sua viagem então Gi!!!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queima a sua boca, Rafa? Que estranho...
      Mas é uma sensação mt boa mesmo. Saímos super levinhas - em tds os sentidos!

      Bjs

      Excluir
  6. Gi, eu só tenho sauna a vapor, no seu post eu encontrei os números de calorias perdidas apenas na sauna seca. Se possível, gostaria de saber quanto se perde na sauna a vapor. Obrigada.

    ResponderExcluir
  7. Gi, eu só tenho sauna a vapor, no seu post eu encontrei os números de calorias perdidas apenas na sauna seca. Se possível, gostaria de saber quanto se perde na sauna a vapor. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, infelizmente não tenho essa informação. Até hoje esse foi o artigo mais completo que encontrei sobre esse assunto, mas se achar alguma coisa atualizarei ;)

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...