terça-feira, 1 de abril de 2014

E depois de três meses e meio de treino em casa...

Olá! Ainda tem alguém aí?!

Sabiam que quinta passada o blog fez aniversário? Pois é, eu iniciei o blog quando mudei de país e me vi sozinha, ainda sem amigos, sem instrutor na academia, sem nutricionista... Percebi que precisava mesmo era de algo que me desafiasse de verdade. É claro que eu já tinha algum conhecimento do meu próprio corpo (na época já frequentava a academia consecutivamente por mais de seis anos), mas se queria fazer dar certo precisaria buscar mais conhecimento e porque não compartilhar e trocar informação com pessoas de interesse similar? E aqui estamos, dois anos depois... é clichê mas não tem nada mais certo: juntos somos mais fortes! :)

Quem acompanha o blog há mais tempo deve estar estranhando a ausência dos posts sobre a periodização dos treinos e planos de dieta (fase de ganho de massa magra ou de redução de gordura). Afinal de contas, eu criei o blog exatamente com o propósito de falar sobre as minhas tentativas dessa tal de "periodização do treinamento" que eu tanto ouvia falar, mas que parecia ainda longe da minha realidade.

Sim, sou a maior defensora do treino periodizado, mas as vezes a gente precisa de um tempo - e isso também faz parte, sem culpa! No meio de dezembro, ainda no Brasil, parei de ir à academia e passei os últimos dias de férias na praia. Dieta de férias (tem post aqui e aqui) e bastante cardio para compensar... aeróbico na praia não é nenhum sacrifício, né? Chegava a fazer duas vezes por dia, feliz da vida...

E aí voltamos para cá bem no auge do inverno, na primeira semana de janeiro. Agora em nova cidade e com toda a rotina para ser (re)aprendida e (re)organizada. Saía de casa às 8h da manhã e ainda estava completamente escuro... friozinho de no mínimo -10 e muitaaa neve. A casa nova tem um quarto grande só para os treinos e nossos equipamentos de exercícios funcionais. Quem disse que eu tinha vontade de ir até a academia? Não é nada impossível e voces sabem que já fiz isso antes, mas dessa vez acho que quis ver o que aconteceria se me exercitasse longe do ginásio.

Treinos de quatro a cinco vezes na semana, com horário certo e pré-programados, tudo para evitar me sabotar. Além dos básicos, sempre tentava alguma coisa diferente (exercícios funcionais, calistênicos e etc... infinitas possibilidades!). Particularmente, consegui treinar membros superiores muito bem, talvez até melhor do que na academia, mas as pernas dificilmente chegavam a fazer o nível de força que eu conseguia realizar em um agachamento, leg press ou cadeira extensora... muito provavelmente porque minhas habilidades para treinos funcionais de membros inferiores ainda sejam mínimas.

Nesse tempo não fiz nada de cardio pelo medo de perder muita massa magra, porque o treino já era bastante metabólico e por falta de vontade mesmo! rs.. Por conta da pouca sobrecarga para alguns músculos, mais do que nunca precisei me concentrar mentalmente em cada movimento... era isso ou nada. Posso dizer que a consciencia corporal está melhor e o core também está mais forte. Achei que a balança fosse me dar um susto, mas até que não. Cerca de 1,5kg a menos e não estou me sentido "super franga", mas também sei que o volume dos membros inferiores diminuiu... Hoje em dia já não sou fissurada em volume muscular (até porque eu sei que é tudo questão de treino/dieta... assim a gente vai moldando nosso corpo), mas fica a dica para quem sonha com bundãooo, pernãooo e tudo "ãooo"! kkkk

Dieta de manutenção sem restrições, com frutas (voltei a comer laranja sem culpa, uau!!), glúten e lactose (não gosto de leite, mas por algum motivo o frio me dá vontade). A parte boa é que controlo muito bem meu apetite e a fissura por açúcar/gordura praticamente não existe... faço uma "refeição livre" por semana e posso contar nos dedos as vezes em que comi algo realmente "lixo". Sem nada de aero e com essa dieta mais livre, eu sinto exatamente o que se diz "estar com a pele grossa". Sendo sincera, acho até que eu perdi um pouco de gordura (culotes!), mas ao mesmo tempo parece que fica uma capinha em cima do músculo (é bem isso que eu noto, não acho que aumente ou diminua o percentual de gordura, pelo menos para mim que não tenho nenhum tipo de intolerância séria). Eu percebo comparando com as mesmas fotos do post dieta e treino de férias.




E agora já no final de março o sol voltou a brilhar, as temperaturas estão positivas e adivinhem só, semana que vem vai abrir uma academia bem na frente da minha casa! Gostei da experiencia dos treinos funcionais em casa e acho que eles me ajudaram a subir mais um degrauzinho, mas vou voltar para a gym. Saudade das barras pesadas (agachamento, terra!) e dos meus treinos periodizados. Além do que, para quem mora no interiorrr é uma forma de socializar, não é? ;)

Então obrigada pela força nesses dois anos e se preparem que ainda virão muitos posts de "bulk/cut" por aí. Semana que vem eu conto tudo!

Bjsss

10 comentários:

  1. Parabéns pelos dois anos!
    Realmente quando se estar em outro país a net é a forma mais acessível para nos manter conectada ao mundo no momento que ainda não nos socializamos!
    Agora que maravilha para você, vai abri uma academia bem em frente a sua casa, isto é bom demais, para vc que estar acostumada a "puxa ferro" faz uma falta mesmo!

    Eu não quero os "ãooo" gosto de um corpo mais sequinho, não quero dizer esquelético, isto longe de mim! Mas gosto de musculação, gosto de senti meu corpo firme e não flácido, essa sensação eu somente encontrei, para mim, na musculação.

    Agora dedicação e foco é outro coisa em? Vc malhou esses dias frios em casa, estabeleceu horários e fez! Esta de parabéns Gi. Vc é um exemplo que tudo basta do nosso foco, determinação, disciplina e dedicação.

    Parabéns novamente!
    Tudo de bom para vc!
    Abraços,
    Lia*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lia, obrigada :)
      Sabe que se fosse pra escolher o corpo que eu gostaria de ter pro resto da vida também não optaria por mt volume? Na verdade acho que sou feliz como sou, mas amo pegar peso e encarar novos desafios. Acho demais como a gente pode "enganar" o metabolismo e até a genética... é algo que vai mt além do físico e me faz mais forte em todos os sentidos.

      Tudo de bom pra vc tbm, amiga! E mais uma vez obrigada por estar sempre presente :)

      Bjao

      Excluir
  2. Faz muito tempo que vinha no seu blog, daí troquei de note e parei de entrar em alguns sites... e hj reencontro vc e vejo que está muito bem e que o blog está de níver. Parabéns então, força e foco!!!
    Adri
    www.boaformaedieta.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Dri!
      Que bom que reencontrou o meu cantinho :)
      Vou adicionar seu blog na minha lista, aí qualquer coisa eu te chamo lá! rs

      Bj

      Excluir
  3. Parabéns pelo blog, que está cheio de informações e dicas bem sensatas. Grande beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Martinha obrigada pelo elogio, te admiro demais =)

      Bjss

      Excluir
  4. Gi tu tá linda como sempre.
    Adorei teu post.
    Que venha mais 2,4,8,10...anos de blog.
    Te adoro.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto tempo, Ne!
      Bom te ver por aqui :)
      Que assim seja!

      Bj

      Excluir
  5. realmente, treinar pernas em casa é o que mata os treinos caseiros. dificil mesmo :(
    Parabens pelo corpo, ta lindo, assim me inspiro, visto que tambem treino em casa .. -10 é brabo mesmo de querer ir treinar haha
    Bjao!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Ju!
      Nem me fala... aja pliometria, agachamento até o chão, treino com plataforma de equilíbrio e acho que principalmente "treino mental" pra imaginar que os meus dois pesinhos de 8kg na verdade pesavam 10x8! haha.. Ainda bem que músculo não sabe contar e nem sabe quanto peso realmente temos ali. O que vale é o estímulo!

      P.S.: Linda sua foto com o baby... dá até vontade! :)

      Bjs

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...