domingo, 26 de janeiro de 2014

Alimentação alcalina: porque não basta comer frango e batata doce

Eu sei que quando se opta por esse ou aquele alimento, geralmente se lembra apenas da quantidade de calorias, quando muito da oferta de macronutrientes (proteínas, carboidratos e gorduras). E sobre a reação que aquele alimento vai gerar para o seu corpo de acordo com o pH dele, você já ouviu falar?


Semana passada acabei de ler o livro "Barriga de Trigo" do autor William Davis e entre tantas passagens interessantes o capítulo intitulado "Abandonando o ácido: o trigo como o grande perturbador do pH" foi o que mais me chamou atenção. Nesses últimos meses tenho me interessado muito pelos efeitos que a combinação de alimentos podem fazer pelo nosso corpo (para melhor ou para pior).

O texto a seguir não é dele, mas resume a ideia principal.

"Para se manter vivo o organismo humano tem que ser capaz de manter constante o valor do seu pH sanguíneo, que ronda os 7.365. Em condições ideias, o nosso organismo tem esta capacidade e mantem o pH do corpo em valores aceitáveis. O problema surge quando as fontes de acidez do organismo, ultrapassam a nossa capacidade de manter o pH num valor saudável.

Nos processos metabólicos normais da vida das células, estas produzem ácidos que são, constantemente, eliminados para o espaço entre as células, nos tecidos. Daqui passam para a corrente sanguínea que, rapidamente, os expulsa do organismo, essencialmente, através da urina.

Se a quantidade de ácido produzido se torna demasiado elevada, colocando em risco a manutenção do valor de pH sanguíneo, o organismo activa os seus mecanismos de compensação. O mais eficiente deles é “ir buscar” o cálcio aos ossos. O cálcio tem a capacidade de alcalinizar o sangue.

O envelhecimento, o stress, a atividade física intensa, algumas doenças agudas e crônicas, o tabagismo e a poluição ambiental aumentam a produção de ácido pelas células.
A desidratação, a ingestão de água ácida e de alimentos acidificantes – açúcar, café, álcool, refrigerantes e carne – agravam ainda mais a acidificação do organismo.

Um organismo acidificado é obrigado a um constante esforço adicional para manter estável o seu pH sanguíneo. Está em sofrimento, as células têm dificuldade em desempenhar as suas funções e nos tecidos não há uma drenagem eficiente. 
Um organismo cronicamente acidificado tem um desempenho físico e mental deficiente. 
A pessoa sente-se desvitalizada, com falta de energia, fadiga fácil, menor resistência muscular, menor adaptação ao stress e baixa da capacidade mental.
A acidificação crônica do organismo favorece o aumento de peso, as dores musculares e articulares, a osteoporose, o stress oxidativo, as doenças degenerativas e oncológicas e acelera os processos de envelhecimento.

A medição do pH da urina do meio da manhã indica o estado do equilíbrio ácido-base do organismo. Esse pH deve situar-se entre 7 e 7,5.


A alimentação é uma das formas que está ao nosso alcance para alterar o pH no sentido da alcalinidade."

Fonte: http://cristinasales.pt/Nutri-Conceito/Texts/Text.aspx?PageID=651&MVID=1000835


Entendeu porque não é simplesmente comer "frango, ovo e batata doce"? Ou porque nem o refrigerante zero e nem o suco light são boas opções, por mais que não tenham calorias?

Deixar o organismo ácido faz parte da vida. Estresse, poluição, agrotóxicos, proteína animal, farináceos... mas felizmente, também temos inúmeras opções para melhorar o pH. Legumes, frutas, temperos naturais (açafrão, alho, gengibre, orégano, cardamomo e tantos outros), umeboshi, goji berry, chá, suco verde, limão... experimente, sinta seu corpo e veja quais opções são melhores para você, afinal, não é porque um alimento é saudável, que necessariamente fará bem para qualquer um. Converse com seu nutricionista.


Para saber mais:

  1. http://epoca.globo.com/vida/noticia/2013/08/dieta-do-btrigob.html (matéria sobre o livro "Barriga de Trigo" na revista Época)
  2. http://prisciladiciero.com.br/blog/agua-ph (sobre o pH da água)

8 comentários:

  1. Muito interessante, Gi!

    Além de linda, vc está sempre trazendo assuntos importantes!!!

    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vi, que legal te ver por aqui!! Sempre querida :)))
      Obrigada, amada!

      Bjs

      Excluir
  2. Já tinha lido sobre o PH dos alimentos. Por isso sempre priorizo saladas cruas com as refeições e suco natural no lugar do artificial!

    Bjoos e ótima semana, sua linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, Sami. Sinto azia só de pensar nas milhares de vezes em que engolia correndo um frango sem graça ou aquele monte de clara sem sal... rs
      Salada e temperinhos sempre =)

      Bjs

      Excluir
  3. meninaaaa quanto tempo.---que saudades de voce... me conta como está a vida ai fora??? orgulhosa de voce meteu a cara mesmo em pesquisar e aprender... beijooooosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luna!! Que surpresa boa :)
      Vou te add no fb pra gente conversar como antigamente, ok?
      Saudades tb!

      Bjs

      Excluir
  4. Gente estava atrasada com seus post... mais... amei todos que li até agora. Menina, quanta informação boa, de qualidade, vc é demais Gi! Continue assim! Parabéns! Amei!
    Beijos,
    Lia*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Lia! Pois é, nosso objetivo maior é compartilhar informação para alcançarmos nossos objetivos juntas, né? ;)

      Bjao

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...