terça-feira, 30 de outubro de 2012

O óleo de coco na minha dieta

Ultimamente tenho sido questionada sobre o óleo de coco na minha dieta. Acho que essa desconfiança se criou por conta das notícias que são veiculadas na mídia. Lembro quando o Globo Repórter divulgou uma reportagem em que o óleo de coco aparecia como o milagre para o emagrecimento, no outro dia ninguém encontrava um vidrinho por menos de R$ 50,00 (antes eu comprava por metade disso!). Em contrapartida, esse ano as notícias foram completamente opostas: óleo de coco eleva o colesterol. E agora, em quem acreditar?

Como a maioria de vocês  eu não tenho formação na área da saúde. Poderia simplesmente ficar a merce da mídia e usar ou deixar de usar, de acordo com o que eles me propõe naquele momento. Na verdade, para começo de conversa, acho péssimo todas essas reportagens com aqueles títulos super duvidosos: "Coma a farinha dos astronautas e perca 20kg em duas semanas!!!". Péssimo, hein?

Comecei a usar o óleo de coco no ano passado, por orientação do nutricionista. Eu uso somente nas fases de redução de gordura, no pós treino e raramente na preparação de algum alimento. Além de seguir a indicação do nutri, gosto de entender o porquê de cada prescrição. Abaixo compartilho com vocês as conclusões a que cheguei depois da minha pesquisa. Desculpem se alguns termos não estão corretos ou se alguma coisa não faz sentido, como disse, essa não é a minha área. Sou tão leiga quanto a maioria...


Por que usar o óleo de coco no pós-treino?


Whey + óleo de coco
Fala sério, além de tudo é bom demaisss!!!
Quem treina pesado sabe da importância do shake pós-treino com whey e carboidrato de alto índice glicêmico  usado para repor rapidamente o glicogênio depletado, frear o efeito catabólico do treino e aproveitar a janela de oportunidade (momento em que as células estão mais receptivas) para promover o anabolismo e melhorar a recuperação das fibras. A questão é que esse carboidrato de alto índice glicêmico causa pico de insulina, e quem está em dieta de redução sabe que isso é o que a gente menos quer, já que esse pico de insulina interrompe o processo de lipólise e pode te deixar com muita fome mais tarde (a insulina sobe e cai rapidamente).

Os óleos láuricos contem gordura MCT (Triglicerídeos de Cadeia Média), ou seja, esse tipo de gordura é absorvida de forma rápida, diferentemente dos outros tipos de gordura. O que acontece é que se consegue a reposição de energia de forma rápida, sem o pico de insulina gerado pelos carboidratos simples.

Como opções, temos a suplementação com óleos 100% MCT, ou os óleos de coco, babaçu, palmiste e macaúba que tem cerca de 60% de sua composição de gordura de cadeia média. O leite de coco (não light) também possui MCT, entretanto a proporção é de aproximadamente 200mL de leite de coco para cada colher do óleo puro (considerando a disponibilidade da gordura requerida).


Óleo de coco nas refeições


Vejo muita gente que usa o óleo de coco como alternativa de gordura na ceia, mas particularmente não gosto. Eu entendo a gordura MCT como sendo de absorção mais rápida, portanto, penso que seja melhor aproveitada nos horários em que precisamos de energia rápida, como desjejum ou pós-treino. Para a ceia prefiro fazer uma refeição com proteína e oleaginosas ou azeite, mas isso é uma opinião pessoal, ok? Nunca encontrei nenhum artigo que explicasse a funcionalidade de se usar MCT antes de dormir, se alguém souber,  por favor compartilhe ;)


Óleo de coco emagrece?


O que mais se viu nessas reportagens foi gente dizendo que o óleo de coco teria efeito termogênico.  Olha que coisa boa, a gente consumiria o óleo e perderia calorias, ao invés de ganhar? Eu tentei chegar a alguma conclusão sobre isso, mas na verdade não tenho opinião formada. Não uso o óleo de coco como um milagre para perder medidas. As gorduras e calorias dele estão dentro das cálculos da minha dieta. Acho que é meio óbvio que se alguém simplesmente inclui Kcal e continua com os mesmos gastos e a mesma alimentação, vai acabar engordando. Não tem segredo, emagrecer é ter um saldo calórico negativo no final do dia.

É claro que essa não é a única fonte de gordura da minha dieta. Incluo uma boa variedade para fornecer todos os ácidos graxos essenciais e não essenciais: azeite extra virgem, oleaginosas, omegas.



Tirem suas próprias conclusões e fiquem a vontade para compartilhar com a gente, ok? Aqui alguns textos contra e à favor:
http://www.hipertrofia.org/forum/topic/10958-oleo-de-coco-extra-virgem/
http://www.anutricionista.com/aplicacoes-do-mct-no-esporte-e-na-saude.html
http://musculacaobrasil.forumeiros.org/t334-mct-coconut-oil-quebrando-dogmas
http://www.laszlo.ind.br/campanhas/LAURICOS.html
http://veja.abril.com.br/noticia/saude/oleo-de-coco-para-emagrecer-nao-passa-de-uma-bobagem

Em inglês:
http://www.muscle-health-fitness.com/coconut-oil-benefits-4.html
http://www.livestrong.com/article/85383-use-coconut-oil-lose-weight/
http://livingmaxwell.com/coconut-oil-post-workout-recovery


Bjs

28 comentários:

  1. Oi Gi lindaa!
    Eu usava o óleo de coco no pós treino tb.. junto com o whey.. pelo mesmo motivo q tu usa.. acredito que ajuda bastante mesmo.. mas entra nos cálculos da dieta normal.. como emagrecedor ñ acredito muito!
    Bjinhoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom saber, amiga! Sou fã do teu preparador, então fico até mais segura :)
      Eu já li que alguns atletas tomavam de colher para emagrecer, mas não tenho coragem (e nem estomago)!! rs

      Bjss

      Excluir
    2. Pois é.. tb confio muito nele!
      Uma vez experimentei de colher, mas ñ tem condições hehehe
      Com whey fica muitoo melhor... e ainda mais aquele whey de comer.. fazia direto :) bjsssssss

      Excluir
  2. Nossa Gi muito bom este post...não uso tanto o oleo de coco, mas depois do que eu li aqui, ele vai com certeza fazer parte diariamente...heheheh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kaka, é só estruturar direitinho na dieta.. o bom é que dá pra fazer uns bolinhos proteicos mt bons com o óleo de coco! hehe

      Bjs

      Excluir
  3. Oi Gi, tranquilidade??

    Primeiramente, obrigada por responder ao comentário no meu blog!
    Segundo, já estou te seguindo aqui hehe

    Bom, vamos lá!!
    Eu estava realmente muita magra, vinha de uma anemia, estava pesando 47kg (tenho 1.58 de altura). E sempre gostei do tipão gostosa e sarada, então resolvi investir.

    Fiz tds os cálculos pra elaborar a dieta! Eu faço parte do forum do site Fisiculturismo ai a galera me ajudou bastante, fora que gosto muito de ler sobre nutrição.

    Eu já corrigi o post,
    tinha esqueci de colocar que uso o azeite extra virgem com a saladinha, consumo nozes/castanhas e tb tomo multivitamínico.
    Dpois vc dá um pitaco pq realmente acho q ela tah pobre ainda em gorduras boas :S

    Eu faço 6 refeições por dia, a minha janta é pelas 22hs, ai logo vou dormir.
    A partir da semana que vem antes de dormir vou tomar albumina tb.

    Faço muita coisa em um dia só hehehe estudo à noite sim, a batata doce dá um gás!!

    O pior dos piores cmg é o álcool msm hehehe
    quanto ao sono, consigo dormir bem!! ;)

    UFA!
    hahaha

    respondi tudinho que botou lá no meu comentário rs
    brigadão pelas dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju,

      e agora como vc tá? Há qnt tempo seguindo essa dieta? O grande segredo é sempre ouvir seu corpo... se as respostas estão boas, ótimo! Senão vamos mexendo até descobrir o que é melhor pra gente. Eu sei que no meu caso preciso de uma boa qnt de gordura boa na dieta (de 60 a 80g), mas isso não é regra...

      Vou acompanhar seu blog tbm ;)

      Bjao

      Excluir
  4. Eu uso mto no bolinho q aprendi com vc! É onde mais uso o óleo de coco, na verdade rsrs
    Já tomei ele com whey no pós, mas to querendo acabar com uma dextrose q tenho aqui primeiro...

    Beijos Gi!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, a dextrose aqui dura mttt, sabia? Pq uso em pouca qnt e só nas fases de ganho... tenho uma do ano passado ainda! rs
      Sabia que no começo eu tomava puro? Era mt tortura! No bolinho fica bom demais =)

      Bjss

      Excluir
  5. Muito bom Gi, tb tenho minhas dúvidas quanto ao óleo de coco mas quando usei, percebi resultados. Mas a dieta estava 100% tb.
    Adorei o post! mesmo!
    bjoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ca, agora vc disse td... a dieta precisa estar 100%, o resto é só uma forcinha =)

      Bjao

      Excluir
  6. Ai eu fico bem confusa ainda com o óleo, no começo tomava uma colher por dia em jejum, depois comecei a usar no pós-treino, depois comecei a tomar no meio da manhã, depois só em bolinhos mesmo, hj ele ta lá parado e nem uso quase, uso só quando quero fazer alguma receita mesmo. Vou perguntar pra prof de nutrição qual o melhor jeito, se for pra ter resultados melhores uso no pós-treino novamente né.. hehe
    Toda semana levo uma dúvida pra ela coitada! hahaha Beijos Gi, ótimo post!! Dei uma lidinha nos artigos, vou ler os em inlês depois.. bjbj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bru, deve ser o máximo ter uma prof. de nutrição disponível assim, hein? rsrs
      Eu ainda vou voltar pra facul e fazer nutrição... sonho meu :)

      Bjss

      Excluir
  7. Concordo com tudo que disse! Tb uso o óleo em maior quantidade no cutting, mas ainda prefiro usá-lo em algumas receitinhas doces ao invés de outras gorduras!!! Tem algo que me confunde, apesar de usar o óleo, já ouvi o Henry Okigami que o óleo de coco tem pouquissimo TCM, que seria melhor usar o Omega 3!!! Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas a gordura do omega 3 não é de cadeia média, é? O bom mesmo seria usar aquele suplemento de mct puro, né Flá? Mas eu nao to podendo $$$... rs

      Bjs

      Excluir
  8. AAAI esse óleo, tantas notícias! Mas parece ser gotoso no Whey ein amiga. Acho que vou colocar na minha listinha de próximas compras!!! Um beeeeeeeeeeijo e qualquer coisa me grita amiga!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camp, esse bolinho de whey e óleo de coco fica bom demais (é claro que vc tem que gostar do sabor do seu whey...)!! Dps vc me conta ;)

      Bjao

      Excluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  10. Gi, estou muito impressionada com sua dedicação, quero ficar como você. Voltei para a academia depois de 1 ano e estou com 27% BF. Acompanhamento do nutricionista que passou uma dieta com bastante proteína e pão integral e arroz integral TODOS os dias, inclusive nos dias sem treino . Ele quer que primeiro eu ganhe massa para depois secar, mas como estou com gordura aparente no corpo todo será que isso vai funcionar? Estou treinando 3X por semana + 2 x por semana treinamento funcional, ou seja, atividade 5x por semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Melissa!! Obrigada :)

      Vc parece que está motivada mesmo, hein? Acompanhamento de nutri esportivo faz td a diferença... No início é fácil conseguir ganhar massa magra e perder gordura ao mesmo tempo, se vc treinar sério e se sua dieta estiver bem montada (cuidado com as derrapadas e excesso de guloseimas no final de semana). Eu não acho difícil vc se surpreender com o resultado da próxima avaliação física!
      Agora é claro que quando a gente foca em alguma coisa os resultados ficam mais visíveis. Eu acho que se as gordurinhas estão te incomodando muito, vale a pena conversar com seu nutri sobre isso e começar pelo cutting... mesmo pq agora é verão, né? Mas eu fiz como vc, fiquei em dieta para crescer por mais de um ano antes de tomar coragem e começar a secar! Sempre me achei mais magra do que realmente sou, já viu isso? rsrs

      Boa sorte e bem vinda a esse nosso estilo de vida =D

      Bjs

      Excluir
  11. Nessa nova fase de dieta meu shake pós treino tem 20 gr de whey iso, 10 gr de caseína, 1 CS de óleo de côco e 5 gr de vitamina + 1 gr de vit C, 1 cáp de multivitamínico e vitamina E.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Praticamente igual ao meu, Kenya! Só que mudam as quantidades e a vit E que eu não uso... Então acho que to no caminho certo! =)

      Bjs

      Excluir
  12. Nunca usei, mas sou que nem você, não ligo para reportagens, mas sim o que surte efeito no meu corpo!

    Até hoje me condenam porque meu nutri manda colocar leite em pó desnatado junto com o whey e em dieta para emagrecer tomo massa, mas quem está tendo resultados?

    Bjuxxxxxxxxxxxxxxxx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Moni! As pessoas acham são preconceituosas, acham que tem receita de bolo, né? Vamos responder com nossos resultados ;)

      Bjao

      Excluir
  13. Há cerca de 1 ano precisei fazer um trabalho em farmacognosia sobre emagrecedores "da moda", entre eles tinha o óleo de coco. Vou me restringir a falar apenas o que lembro do trabalho.
    Mas os testes feitos com óleo de coco faziam com que os indivíduos do estudo perdessem peso sim. Utilizando-se grupo controle, placebo, e óleo de coco. O grupo com óleo de coco realmente tinha uma redução de peso corporal. Entretanto não me recordo se essa redução era especificada como sendo gordura ou massa magra.
    Mas isso apenas com o óleo de coco em si. Óleo de coco vendido em cápsulsas não tem nenhuma comprovação de eficácia, muito provavelmente pela diferença da relação dose/efeito.
    O grande lance do óleo de coco é porque a gordura do óleo de coco é saturada. Alguns nutricionistas, que não se preocupam em manterem-se atualizados, logo dirão que faz mal, porque a gordura é saturada. Mas eles provavelmente nunca pegaram um estudo de caracterização da gordura do coco, pois a gordura apesar de ser saturada, é de cadeia média. Não bastasse isso, eles não devem lembrar das aulas de nutrição humana da faculdade, onde aprende-se que os lipídeos de cadeia média são absorvidos na porção inicial do estômago, sendo utilizados como gordura de maneira imediata, sem sofrer qualquer processo metabólico pelo intestino ou fígado.
    Mas é claro, como você mesma colocou, a gordura do coco é calórica, e se consumida em excesso onde não houver gasto, haverá ganho de peso, e provavelmente em tecido adiposo.
    Falar que aumenta o colesterol é algo que os nutricionistas devem se explicar melhor. Pois o colesterol faz parte da síntese de membranas celulares, hormônios e uma série de outros processos do nosso organismo. Portanto o colesterol é sim necessário. Agora, qual colesterol será elevado é o que deve se analisar. Ao falar sobre o aumento de colesterol, indaga-se sempre o VLDL. Mas ao contrário do que se imagina, o colesterol ruim é sintetizado no fígado através de carboidratos, e não pelas gorduras em si.
    Cursei farmácia por 3 anos e atualmente tento transferência para nutrição. Encontrei seu blog na página do facebook do Waldemar Guimarães, que compartilhou sua postagem do workshop, que eu estava presente também.

    ResponderExcluir
  14. Errata da minha resposta:
    Onde diz: "sendo utilizados como gordura de maneira imediata, sem sofrer qualquer processo metabólico pelo intestino ou fígado."
    O correto é: "sendo utilizados como ENERGIA de maneira imediata,..."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fabrício!
      Obrigada por compartilhar sua experiencia com a gente. Vc mesmo participou dos testes ou isso foi algum artigo que vc estudou para o trabalho? Eu sinto falta de artigos em portugues... até hj não achei nenhuma pesquisa brasileira, nesse sentido.

      Bem vindo :)

      Excluir
    2. Oi Gi,
      os testes são de estudos realizados, apenas precisei revisar os artigos para fazer o trabalho, pra saber se existiam efeitos comprovados.

      A gordura do coco se torna interessante pra quem pratica muita aerobiose, como é o meu caso. Uma vez que os lipídeos geram 9kcal e a glicose gera 4kcal, com uma menor quantidade de gordura ingerida é possível gerar a mesma quantidade de energia de uma quantidade maior, em gramas, de glicose. O que torna a gordura do coco mais interessante pra essa ocasião é justamente o fato dela ser absorvida na porção inicial do estômago, permitindo que seja utilizada rapidamente. Já que na dieta contemporânea o estado de lipólise leva um certo tempo pra ser atingido.
      Não tenho aberto aqui, mas há pouco tempo também li sobre o consumo de gorduras saturadas elevar a produção hormonal.

      Se você lembrar do dia do workshop tinha um treinador que era mergulhador, e ele comentou que antes das competições eles ficam sem comer nada por 10 dias, apenas com vitamina C e vitamina E (Se não me engano). E na plateia uma nutricionista comentou que utiliza côco com os atletas mergulhadores dela. Justamente pra evitar o trabalho da digestão. Assim a pessoa consegue ter energia sem ter todo processo de digestão. Como consequência os atletas de mergulho dela não chegavam no dia da prova passando mal do estômago.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...