segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

A importância da fase de transição/recuperação (vídeo Waldemar Guimarães)

Olá!

Acho até inviável perguntar se está tudo bem... hoje todos estamos com o coração na tragédia em Santa Maria. É mesmo triste, mas também é deprimente como a mídia consegue transformar tudo em sensacionalismo, como tem gente que se alimenta de tristeza, desgraça (e agora não falo só dos jornais, mas das pessoas que fazem de suas vidas uma novela mexicana). Eu sou do tipo que procura ver sempre o lado positivo de qualquer coisa, paciente até demais... acho que chega ao ponto de ser um defeito. Vamos pensar positivo, meninas... vibrar energias positivas, porque de coisa ruim esse nosso planetinha já está saturado. Bem, precisava falar isso, mas esse não é o intuito do blog. Vamos ao que interessa!


A importância da fase de transição/recuperação no treinamento de força

Vocês já me viram falar bastante sobre as minhas fases de transição, sobre a importância da semana de recuperação e etc (quem não lembra, pode clicar ali embaixo nos marcadores, em "recuperação"). A Bru me perguntou se eu havia gravado algum vídeo na palestra do Waldemar a respeito disso e aí resolvi pesquisar um pouco mais e dividir com todo mundo. Usei como referência o livro "Treinamento de força consciente" dos autores Bompa e Cornacchia (capítulo 9, Fase de Transição). Abaixo copiei alguns trechos:

"(...) Após semanas consecutivas de treinamento intenso, o atleta deve dar ao seu corpo a oportunidade de se recuperar por completo antes de iniciar um novo ano de treinamento."
"O corpo necessita de um período de uma semana para se recuperar completamente antes de iniciar uma nova fase de treinamento. Essa semana elimina a fadiga, restaura as reservas energéticas, e ajuda o atleta a preparar-se mentalmente para a fase seguinte" (BOMPA & CORNACCHIA, 2000)

"Se a fase de transição exceder quatro/seis semanas, os benefícios adquiridos com o treinamento vão progressivamente diminuindo e o atleta experimentará um efeito de destreinamento. Ainda, se o atleta aderir a quatro/seis semanas de transição, sem realizar nenhum treinamento de força nessa fase, deverá apresentar uma perda de massa muscular acompanhada com uma considerável diminuição da potência muscular (WILMORE & COSTILL, 1988)."

Referencias:
BOMPA, Tudor O; CORNACCHIA, Lorenzo J. Treinamento de Força Consciente. Ed. Phorte, 2000. 
Hall, SJ. Biomecânica Básica. Ed. Guanabara Koogan, 2000.
WILMORE J.H., COSTILL D.L. Training for sport and activity: The Physiological basis of conditioning process, 1988; 3º ed., Ed. Duduque, IA, Williams C. Brown Publishers.

E para quem também é fã do Waldemar Guimarães, tem um trecho da palestra dele que eu gravei no Workshop Intensidade Total em Floripa e que fala exatamente sobre isso. É um exemplo de periodização, incluindo a fase de recuperação. Aqui o link do vídeo.

É isso meninas. Eu estou na correria, já na minha casinha na Finlândia. No próximo post conto as novidades :)

Bjss

10 comentários:

  1. Eu queria falar bem sobre isso mesmo, nossa e vc leu esse livro? Pareces acadêmica de Ed. Fsc amiga! haha Isso que neeem os acadêmicos lêem, o Ira leu pro TCC dele e eu só foco onde quero kk
    O vídeo ajuda a terem uma noção.. mas a parte que queria não era essa, era uma que ele falava lá do campeão que treina dia sim dia não, que começou a periodizar melhor o treino dele, q não precisou treinar todo dia, que aumentou bastante a massa magra em um ano.. vc lembra dessa parte? Foi bem longuinho até.. não sei se gravamos :(
    Mas mto bom o post!! Vc é dez :)
    ô saudade da casinha hein?! haha Espero que não esteja muito frio aí :(((
    beijooo

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    1. kkkkk esses são meus livrinhos de cabeceira, Bru... eu tbm nunca li nenhum do começo ao fim, mas nessa brincadeira acho que já li quase tudo... hehe
      Então, não gravei essa parte, mas nesse mesmo livro tem um capítulo que fala exatamente sobre isso (com certeza o tio Wawa se inspirou nesse livro, pq é exatamente a mesma coisa que ele falou na palestra)! Vc tem o livro aí? Se não tiver eu posso te mandar.

      Aqui tá friooo, mas nem tanto. Ano passado fez -27 nessa época, agora tem feito -3, mais ou menos isso... quentinho, né? rs

      Bjss

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    2. Puts, super quente! haha Ai eu odeio frio :( que tristee hahaha A única coisa boa pe poder se arrumar melhor, mas odeio ficar cheia de roupa e chegar na acdemia ter que tirar tudo, e depois pôr tudo de novo, e frio pra dormir (ta isso é bom), gripe, e.. aiaiai deu haha
      Eu tenho alguns lá em casa, esse acho que era da biblioteca, confiro e te aviso depois!! Vc tem online?
      beijoo

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  2. É ainda não estou no pique de postar, sou muito sentimental e imaginando as famílias e etc!
    Mas vamos ao assunto do blog!

    Adorei isso, Acho que uma semana é bom pra descanso depois desse um ano de treino, mais que isso acho que realmente o corpo vai "desanimando". Agora não posso ver o vídeo, mas como sigo seu canal, o vídeo já está na minha caixa de email prontinho pra ver!

    Bjuxxxxxxxxxxxx

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    1. Triste né, Moni... as vezes é melhor nem lembrar.

      Na verdade essa semana de recuperação é pra ser feita entre uma fase e outra, mais ou menos a cada 2 ou 3 meses, mas isso é pra treinos super exaustivos, que consideram pouco descanso na semana e levam a falha total. Antigamente qnd meus treinos eram mais "normais" eu não fazia essa fase de transição, só 1x no ano, naquela semana do natal (forçadamente).

      Bjinho

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    2. Ahhh entendiii!!!!
      Nunca treinei até a falha acredita!

      Bjuxxxx

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  3. mto bom gi, me interessei por esse assunto....

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    1. Parece chato, mas é super importante :)

      Bj

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  4. Oi Gi td bem? Tava procurando sobre Lipo 6 Black e achei teu blog, fantástico, gostei dos teus resultados.
    Estou meio receosa de tomar, inicio meu ciclo do suplemento amanhã, sou magra como vc, porém meu objetivo e secar a barriga, definir na verdade, estou torcendo para que dê resultado, meu medo é dos efeitos colaterais, meu irmão chegou a me proibir de usar o suplemento,mas vou usar mesmo assim,rs.
    Tem algum pos teu sobre exercícios que ajudam na definição?
    Bjo

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    Respostas
    1. Oi Mari! Obrigada, amada :)
      Vou dar a minha opinião... vc já treina e faz dieta? Pra mim a primeira coisa de tudo é isso. Não adianta nunca ter feito nada para mudar e de repente querer começar com o termogênico (ou qualquer outro suplemento). Acho legal usar um termo qnd vc já está há algum tempo em fase de definição, aí seus resultados estagnaram e vc quer dar um choque no corpo, entende?
      Também acho que seu irmão tem razão de estar preocupado... essa pilulazinha não é brincadeira. Eu aconselho vc a fazer todos os exames para ver seus hormônios (tireoide, T3 e T4) antes e depois do ciclo, porque o lipo6 mexe sim com eles. Se vc já tiver tendencia a ter algum problema nesse sentido, ferrou...

      Sobre os exercícios para definição, na verdade eu não acredito muito que isso exista.. rs. Meus treinos são sempre muito intensos, independente se quero ganhar massa ou perder gordura. O que muda é que na fase de redução, como vc come menos carbo, é normal ter menos força, então naturalmente vc vai precisar reduzir um pouco o peso e fazer mais repetições para chegar até a falha. Nessa etapa também gosto de fazer muitos exercícios em bi-set e combinados com pliometricos (pulinhos), para deixar a freqüência cardíaca sempre alta. E claro, muito aeróbico, se o seu objetivo é definir (sempre suplementando com bcaa, para não correr o risco de perder massa magra).
      Ali em cima na aba "treinos" vc pode ver exemplos de como fiz no ano passado.

      Acho que é isso... Muito obrigada de novo, viu? Sucesso no seu cutting =)

      Bjs

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