sábado, 27 de julho de 2013

Empadão light - sem glúten e sem lactose

Oi, meninas!

Como foi a semana de vocês? Eu comecei a minha nova fase, que surpreendentemente, não é um cutting nem é um bulking, o foco agora é melhorar técnica em alguns exercícios. O desafio vai ser equilibrar a dieta de forma que eu tenha forças para cumprir os treinos sem subir nada do percentual de gordura. Será que é possível?

Bem, mas vamos deixar esse assunto para outro post, porque hoje a dica é para a refeição livre. Há um tempinho eu estava desejando empadão, empada, empadinha, enfim, aquele famoso salgado feito com massa podre, conhece? Pois é, mas aqui isso não existe - para a minha alegria, ou não! A parte boa foi que "encarnei" a cozinheira fit e consegui fazer uma receita super leve, sem aquela arroba de manteiga, sem glúten e sem lactose. Yes!!

Empadão light (sem glúten e sem lactose)




Ingredientes:

  • 100g Farinha de grão de bico
  • 25g Fibra de soja
  • 25g Polvilho doce (mais um pouco até atingir o ponto ideal)
  • 50mL de água morna
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1 gema
  • 1 colher de café de fermento químico
  • Sal


Preparação: Em uma tigela funda, misture bem todos os ingredientes. Acrescente polvilho o necessário para que a massa chegue ao ponto ideal (firme, macia, sem colar nas mãos). Guarde em filme plástico e leve a geladeira por 20min. Abra a massa em uma superfície enfarinhada com polvilho doce (sem glúten). Use dois terços da massa para cobrir a fôrma e o restante fica para a decoração da parte de cima do empadão. Pincele com gema ou azeite. Leve ao forno pré-aquecido por cerca de 25min.


Recheio: Para o recheio, fiz um refogado com 400g de frango em pedaços pequenos. Deixei com mais molho e no final salpiquei uma colher de polvilho (poderia usar amido de milho tbm) para obter a consistência de creme. Invente seu próprio recheio, mas não deixe de manter a cremosidade ;)

E aí, gostaram da massa podre com uma colher de gordura (da boa ainda!)? Enquanto eu montava fiquei imaginando pastel de forno, biscoitinho... que alma de gordinha! rs.. Sobre a farinha de grão de bico, acredito que vocês encontram fácil em lojas de produtos naturais, mas se não for possível, é só deixar ele de molho de um dia para o outro, retirar a água, torrar no forno por 15min e bater no liquidificador até virar farinha. Ou experimentem fazer com alguma outra farinha dessas funcionais (acho que a de banana verde ou a de ervilha cairiam bem) e depois me digam :)

Obs: Tentei calcular a tabela nutricional (com o recheio de frango). Se a torta for dividida em quatro porções, cada uma delas ficará com aproximadamente:

Calorias: 204
Carboidratos: 26g
Proteínas: 35g
Gorduras: 7g

Mais proteínas do que carboidratos, sem contar que pelo menos metade desses carboidratos não tem impacto, já que vem das fibras da soja e do grão de bico. Nada mal, hein?
Bom final de semana!!

Bjs

22 comentários:

  1. Liiindo! Já está salvo pra eu tentar tb!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Putzzz, como tu é talentosa, Gi! Eu mal dou conta de copiar as receitas e tu cria uma mais sensacional q a outra! E empadão é golpe baixo! rsrsr Pensa numa pessoa que tbm AMA massa podre (claro neh, afinal, se tem mta gordura ou açúcar eu amo kkkk)
    Me fala, qndo tu tem pretensão de vir pro BR de novo?! Juro, tenho uma vontade imensa de te conhecer pessoalmente!!!

    Bjocaaa e uma semana maravilhosa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk entao somos duas! Sabe o que é mais estranho? Antes da vida de maromba eu nem ligava pra essa massinha, agora só de pensar fico com água na boca! Vai entender...
      Amiga linda, eu ia amar te conhecer tbm! Tenho a passagem comprada pra novembro, agora só preciso conseguir as férias! Se Deus quiser vai dar td certo =)

      Bjaoo

      Excluir
    2. Eu pedi minahs férias pra dezembro, mas ainda não tenho ctza se vai dar certo. Vamos ver como as coisas caminham até lá e vai que da certo, neh!

      =)

      Excluir
  3. Vi, que mão pra massa mulher!
    Uma pena que isso já não me pertence, minhas comidas ficam boas, mas feias demais, rs
    Bjs e boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lidi, vc que é modesta!! Suas comidinhas tbm me dão água na boca... aliás, já dá pra fazer um livro de receitas fit, hein? rs

      Bjss

      Excluir
  4. Meuuuuuu deuuuuus! Adorei!!! Sou viciada em empadão e essas coisas, mas nunca mais comi, por causa da gordura né :((( Ai um dia vou ter que fazer, ficou lindo amiga! Como sempre né!!!! Saudades daqui, só fico no IG agora, que vergonha kkkk beijooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. To com ciúme desse IG :(
      Pois é, nunca pensei que pudesse dar certo com tão pouca gordura! Na massa de empada mesmo, além da gordura, vai um mundo de gemas... já imaginou que bomba? Eu tenho uma amiga que faz pra vender, sempre pegava com ela as claras (que ela jogava no lixo! omg).. rs

      Bjao

      Excluir
  5. Sabe me dizer quanto tem de fibra alimentar ?

    ResponderExcluir
  6. Não achei a farinha de grão de bico e resolvi fazer com a farinha de linhaça, que já tinha em casa...a textura ficou perfeitaaa! O gosto ficou mt forte por conta da linhaça, mas da próxima vez ou vou fazer a minha farinha de grão de bico ou testar com farinha de trigo integral mesmo (apesar do glúten). Tb sou apaixonada por massa podre rsrs

    Bjuuus

    ResponderExcluir
  7. Não achei a farinha de grão de bico e resolvi fazer com a farinha de linhaça, que já tinha em casa...a textura ficou perfeitaaa! O gosto ficou mt forte por conta da linhaça, mas da próxima vez ou vou fazer a minha farinha de grão de bico ou testar com farinha de trigo integral mesmo (apesar do glúten). Tb sou apaixonada por massa podre rsrs

    Bjuuus

    ResponderExcluir
  8. Será que se eu fizer com a farinha de soja ao invés da fibra, vai dar certo? ?? Não encontrei a fibra ):

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Vanessa. Eu tbm nem sempre acho a fibra de soja por aqui..

      Excluir
  9. Gi,que outra farinha da pra usar ao invés da de grão de bico? Será que poder ser a de trigo integral?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que só o trigo integral fica mt pesado, sabe? Acho que não daria a elasticidade pra vc moldar a massa.. Eu tentaria com um mix de farinha de arroz integral e normal ou fécula de batata ;)

      Excluir
  10. Olá, o que eu poderia usar no lugar da fibra de soja?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, vc pode usar farinha de arroz ou trigo sarraceno. Outra ideia é substituir a fibra de soja e o polvilho pela farinha preparada (sem glúten).
      Lembrando que as mudanças também alteram o valor nutricional da receita.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...