sábado, 3 de agosto de 2013

Nova periodização - melhora dos pontos fracos e consolidação

Hello!

Já sigo na nova periodização há duas semanas e acho que já está mais do que na hora de compartilhar tudo por aqui! Então vamos lá...

No penúltimo post eu contei que tinha finalizado minha fase de redução de gordura, mesmo sem estar completamente feliz com os resultados, lembram? Eu sei que boa parte de vocês deve achar sem sentido finalizar algo sem ter alcançado o resultado esperado. E para mim não deixou de ser... passei algum tempo pensando nos prós e contras até definir o micro e o macrociclo ("onde estou e onde quero chegar"). Vamos ver se eu consigo me explicar melhor... Eu esperava ter feito o tal do cutting até a última fase (última fase no meu caso, seria a etapa de dieta bem restrita e cardio prolongado) e terminar mais seca do que eu estava quando parei. Aí vieram aquelas duas semanas que me fizeram pisar no freio e colocar a cabeça para pensar... e aí eu caí na real. Para que baixar tanto esse body fat agora se eu mal vou a praia e estou relativamente satisfeita com o meu corpo assim? Para que sacrificar minha saúde? Para que arriscar uma lesão? Não quero dizer que o cutting sacrifique a saúde, mas na fase em que eu estava e pelos sinais que o corpo apresentava, era fácil perceber que isto já estava acontecendo. Sem contar o macrociclo: eu quero estar mais sequinha mesmo em dezembro/janeiro, como faria? Se eu bem me conheço, doze a dezesseis semanas com um mesmo objetivo já são mais do que suficientes para saturar não só meu corpo como meu psicológico...

E então, quais são os planos? A ideia é seguir oito semanas de um programa para melhorar meus pontos fracos, considerando a execução de alguns exercícios que eu sei que poderia aperfeiçoar, além de fortalecer musculaturas deficientes. O treino está repleto daqueles exercícios que são bem meu "calcanhar de aquiles"... sabe aqueles que você faz cara feia quando o instrutor coloca na ficha? rsrs... É claro que seguem uma sequencia lógica de acordo com as minhas necessidades. Essa é a hora de olhar no espelho, ficar bem ciente das deficiências e correr atrás. 

Serão oito semanas no total. Os treinos são para serem feitos com um nível de concentração acima do normal, sentindo os músculos a cada repetição... eu tive que reduzir o peso em alguns aparelhos, mas isso é o que menos importa. Melhorar a técnica, esse é o objetivo e eu sei que isso vai me ajudar muito mais para frente. Nas quatro últimas semanas passo a subir um pouco as cargas, mas independentemente disso, durante toda a fase entram rest-pauses, drop-sets e isomerias. O cardio foi reduzido, mas não esquecido e a dieta está no modo "consolidação" (tentando ciclar os carboidratos).

E aí ao final dessas oito semanas eu espero não ter ganhado nada de gordura e começar a minha próxima tentativa na metade de setembro, bem tranquila. Metabolismo renovado esperando um desafio, corpo mais forte... parece bom, não? Será que dá? O que vocês acharam? As minhas primeiras impressões são as melhores... apesar de ter mais comida e menos cardio me sinto mais "fit"! Yep!! =)

Eu ia colocar o plano alimentar e a rotina semanal, mas esse post já está giga... fica para a próxima. Enquanto isso aguardo a opinião das amigas... o que vocês fariam?

Aqui um exemplo de exercício desafiador!
kkkkk brincadeirinha, viu? Eu até faço um treino de flexibilidade,
meio ballet, meio yoga, mas não é bem essa a ideia! rs
Fica valendo como inspiração... que pernas!!!


Bom final de semana, saradas!

Bjsss

15 comentários:

  1. Eu passei a me preocupar com o alongamento recentemente, depois de um post da Penélope, pq antes eu dava um migué rsrs
    Acho q vc pensou certinho Gi, em deixar pra dar aquela baixada no BF mais perto do calor (nosso, né, pq aí rsrs). Eu, como brazuca, tbm quero aproveitar agora pra ganhar e no verão já estar a todo vapor no cutting.
    Mas mais interessante ainda foi essa fase intermediária q vc buscou, nem lá, nem cá, mas uma nova perspectiva!

    Apoiadíssima Gi!
    Bjocaaa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, eu não vi esse post! Sempre curti mt, até pq a vida toda fiz ballet, yoga... mas aí a gente começa com essa vida de pegar peso e esquece do resto, sabe como é? Ledo engano... hj eu tenho certeza de que o treino de flexibilidade ajuda na hipertrofia (e em vários outros aspectos tbm), mas é claro que tem que ser feito em um dia separado.

      E vamos curtir o verão lá em Floripa, que tal? Gosto muitooo!! =D

      Bjs

      Excluir
  2. Gostei da estratégia... com certeza vai se sentir renovada.
    Após esses dois meses vc pretende secar, é isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, Lori! Exterminar de vez esse excesso de gostosura!! rsrs

      Bjao

      Excluir
  3. Gi, otima estratégia mocinha :)

    Nada melhor como ouvir nosso corpo!! Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Nani!
      E a senhorita que está sumida, desistiu do blog?

      Bjs

      Excluir
  4. Oi amiga linda!
    Acho essa tua estratégia muito boa... nada como ouvir nosso corpinho e entender o que ele tá pedindo. E vai ser uma fase boa, aprimorar alguns exercícios, pra depois voltar com tudo!
    Eu to na consolidação q conversamos e já perdi peso.. impressionante hehe
    Depois conta mais detalhes de como vai ser essa fase :)
    Adorei as fotos da página, lindas
    Boa semana beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então está dentro do esperado, Line.. não se preocupa. Só toma cuidado pra não perder mt rápido, claro. Agora o ideal é manter por umas duas semanas, enquanto vc vai lapidando a dieta. Tenho certeza que vai ser mais uma fase de sucesso! Vamos com calma ;)

      Bjao

      Excluir
    2. Sim amiga.. foi só 500g acredito q boa parte seja retenção mesmo.. estou tranquila, sem pressa bjuuuu

      Excluir
  5. Eu concordo com vc amiga. Acho que por isso que não sequei desde o começo do ano (rss..). Mas aquele ganho de massa magra agora, olhando para trás acho que foi bom! Estou maior, bf baixando, estou gostando de mim assim. Agora que comecei uma dieta nova mas pq sei que eu tenho que secar muito ainda, pelo menos mais uns 5% de body fat. E isso leva tempo! Sei que meu corpo demora, então comecei já, para quando chegar novembro eu não estar apavorada pq tenho que perder mto em pouco tempo. Estou aprendendo.. hehe
    Acho legal isso das técnicas, ninguém se preocupa com isso, se em todas as academias os alunos fossem como nós seria a melhor do mundo! Hj só se preocupam com peso, peso.. que mania! E ainda ficam olhando se vc ta pegando pouco peso. Saco!!!!
    Vamos fazer o nosso né.. porque não é à toa que nós evoluímos e os outros não! cada um, cada um.. Saudades de vc! Vejo as fotos no face e invejo essas frutinhas daí! hihi Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudade giga! Se depender de mim vou ter parceira de treino durante td o verão!! Topaaa? =D
      Amiga, eu digo mais, vc vai secar agora exatamente pela massa magra que ganhou naquela fase. Pode escrever!!

      Bjao

      Excluir
  6. Gi, estou com mais comida e sem aero tb, faço por teimosia hiit aos domingos, mas modero. E sabe que estou curtindo? Mesmo me achando mais pesada, irei até o fim. Quem diria... Vamos ver no que resulta, em setembro mudo a fase.
    Bjs e boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí, Lidi! Em setembro tds juntas no cutting ;)

      Eu tinha prometido manter o hiit, mas não to aguentando... fico no aej 2x na semana e as vezes um aero longo tbm (trote contínuo).

      Bjao

      Excluir
  7. É isso ai Gi seu ponto de vista esta certinho não tenho o que comentar, aprovadíssimo... como conversamos esse é o ideal modular os treinos de acordo com as fase ou melhor saber onde, como e quando deve atingir seu 100% Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prof, eu já te agradeci pelo fb, mas acho que nunca é demais.. obrigada pela força de sempre. Feliz em saber que estou no caminho :)

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...