segunda-feira, 16 de abril de 2012

Bisfenol A: desregulador endócrino

A primeira vez que ouvi falar do Bisfenol A foi em um e-mail, mas não liguei muito... achava que era mais um daqueles sensacionalismos que recebemos aos montes pela rede. Foi então que meu nutricionista me alertou e eu decidi pesquisar um pouco mais.

O Bisfenol A (BPA) é um composto químico presente no policarbonato (um tipo de plástico) e no revestimento interno de algumas latas. O que preocupa é que grande parte das embalagens de alimentos são fabricadas com esse polímero que é altamente sensível a pequenas mudanças de temperatura (quente ou frio).




O bisfenol A é um desregulador endócrino pois atua no corpo como estrogênio sintético (mais estrogênio? Nãooooo). Embora as pesquisas em humanos ainda não tenham sido concluídas, acredita-se que ele esteja ligado ao desenvolvimento de câncer de mama, infertilidade, diabetes, obesidade e hiperatividade. 

O Canadá, os EUA e a Europa já proibiram a comercialização de embalagens de alimentos contendo BPA. No Brasil a Anvisa proibiu o comércio de mamadeiras contendo Bisfenol A, mas e o resto?


Como evitar a contaminação?

  • Prefira alimentos em embalagens de vidro;
  • Procure pelo símbolo "BPA Free" (ainda não obrigatório no Brasil); 
  • Se a embalagem é de plástico, verifique o símbolo de reciclagem impresso e não compre se estiverem os números 3 ou 7, porque pode conter policarbonato;
  • Não coloque embalagens plásticas no microondas e nem no freezer. Use-as somente para guardar alimentos secos em temperatura ambiente;
  • Jogue fora panelas com cobertura de teflon que estejam arranhadas.

E aí, vcs se preocupam com isso? Eu tinha muito medo da squezze que eu bebo água o dia inteiro e não tinha coragem de trocar por uma de vidro (pesada e fácil de quebrar), mas conferi o símbolo e vi que ela é feita de outro material (polietileno), ufa! Minha coqueteleira da academia tbm é BPA free... por enquanto meu maior pecado são as latinhas de atum! Não sei se podem conter a substancia, mas é a única coisa enlatada que uso e, pelas pesquisas, a maioria das latinhas tinham BPA, em maior ou menor concentração.



Fonte:


Esse é o vídeo do programa Vida & Saúde que tratou desse assunto. O programa todo foi super legal, mas a parte do bisfenol está já no primeiro minuto, pra quem quiser ir direto ao ponto.

Comentem, por favor! Adoro trocar opiniões com vcs :)


Bjs e uma ótima semana!!

8 comentários:

  1. Nossa, Gi! Muito sério esse assunto! Além de esquentar no microondas, utilizo também as embalagens de plástico para congelar. Vou prestar atenção ao selo BPA free. Ótimo post!

    bjoo

    http://fashionefitness.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lu! Dá uma olhadinha no símbolo de reciclagem, mts das empresas já trocaram o policarbonato por outros materiais =)

    Dps vou lá passear no seu cantinho!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Agora não estou com tempo pra assistir ao vídeo mas com certeza vou ver depois. Esse assunto é muito importante! Já havia lido sobre e troquei quase todos os meus potinhos que vão ao microondas pelos de vidro. Ainda uso alguns de plástico mas procurei por essa informação do BPA.
    Mas se for ver, muitos alimentos que compramos vêm em embalagens de plástico, vai saber se não tem o tal do BPA também?
    Muito complicado isso :/
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, dizem que o bisfenol tá no policarbonato, mas por precaução já evito tds as embalagens de plástico mesmo... vai saber!

      Excluir
  4. adoro sua dieta e seus planos , tem de me passar umas dicas !!!!!!!
    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, valeu Di!!
      Eu vou contando td por aqui, mas qualquer coisa é só vc me perguntar que vou ter prazer em ajudar :)

      Excluir
  5. Olá, vc saberia dizer se as vasilhas da marca Tupperware estão permitidas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      pelo que eu sei, hoje em dia eles usam quase sempre o polipropileno (PP, símbolo 5) que é livre de BPA. Mas vou te dizer que mesmo assim eu evito aquecer ou resfriar utensílios plásticos, mesmo que sejam BPA free.. Antes prevenir do que remediar, não é? ;)

      Bj

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...