terça-feira, 24 de abril de 2012

Mudança de vida começa na infância!

Ah gente,

vamos parar um pouco de dar ibope pro programinha que acha que devemos achar engraçado raspar o cabelo da panicat? Me expliquem, qual foi o objetivo disso? Graças a Deus não assisti a cena, mas com certeza não teve nenhuma razão de ser.

Ontem vi um quadro novo do Fantástico que realmente me deixou emocionada (tudo bem, estou naquela semaninha sensível, então relevem.. rs), é o Medidinha Certa. Eles estão acompanhando três crianças com péssimos hábitos alimentares, sendo um menino e uma menina com problemas de peso, e um guri magrinho (sim, magro mas nada saudável).



Achei o máximo as crianças quererem mudar. Muito legal também eles terem escolhido um dos meninos sem sobrepeso, pra mostrar que estar magro não é sinônimo de saúde. E quase lagrimei quando eles afirmaram que não é uma dieta, mas sim fazer escolhas inteligentes! Olha só as dicas da nutricionista que eles publicaram no blog do programa:

1. Fazer 3 refeições por dia (café da manhã, almoço e jantar) e pelo menos mais 2 lanches intermediários;
2. Fazer as refeições nos horários estipulados pelos pais;
3. Os pais são o melhor exemplo e também devem melhorar seus hábitos alimentares;
4. Não substituir as principais refeições (café da manhã, almoço e jantar) por lanches calóricos e não saudáveis;
5. Incluir o arroz e feijão diariamente na refeição, ou pelo menos cinco vezes na semana;
6. Incluir diariamente uma fruta de sobremesa;
7. Incluir diariamente nas refeições alimentos como: arroz, milho, batata, mandioca, massas e pães, se possível integrais, responsáveis por fornecer energia às crianças;
8. Levar todos os dias lanches saudáveis de casa para a escola. Dinheiro para comprar o lanche na cantina somente 1 vez por semana.
9. Aumentar o consumo de água no intervalo das refeições;
10. Reduzir o consumo de bebidas ricas em açúcar como refrigerantes e sucos artificiais;
11. Evitar o consumo de alimentos gordurosos e frituras. Dar preferência aos alimentos assados, cozidos ou grelhados;
12. Consumir diariamente frutas, verduras e legumes;
13. Não pular o café da manhã, porque irá atrapalhar todas as outras refeições;
14. Não se alimentar na frente da televisão, computador ou videogame;
15. Fazer mais refeições saudáveis em família;
16. Experimentar uma porção pequena de uma nova verdura ou legume ao dia;
17. Não consumir guloseimas nos intervalos das refeições;
18. Controlar o consumo de alimentos industrializados como: empanado a base de frango, salsicha, macarrão instantâneo, biscoito recheado, bolinho recheado, etc;
19. Diminuir a quantidade de sal na comida, além dos salgadinhos, embutidos e enlatados;
20. Incluir diariamente leite e derivados, como iogurte e queijo magro (queijo minas frescal, cottage, ricota) nos lanches intermediários, e nas principais refeições, carnes, aves, peixes ou ovos, preparados de forma saudável (cozido, grelhado ou assado).



Além disso, o Márcio Atala que é educador físico e está apresentando o programa, falou muito da importância da atividade física e das brincadeiras de infancia que tem sido trocadas pelos vídeo-games e computadores.

Aí eu fiquei pensando, será que se os pais dessas crianças tem hábitos alimentares saudáveis, elas ainda assim vão se recusar a comer salada e vão ser fissuradas por açúcar? Não tenho filhos então não posso colocar a culpa somente nos pais, mas vcs minhas amigas mamães, o que acham? Vcs controlam o que seus babies comem?

Obs: o quadro é apresentado aos domingos no programa Fantástico, mas eu assisto pelo site http://fantastico.globo.com/platb/medidinha-certa


Bjs

17 comentários:

  1. Com certeza a mudança deve começar na infância, pq qndo essas crianças chegam na adolecencia, aumenta a vaidade, querem namorar, aí o sobrepeso (pros q tem) vai começar afetar o psicológico deles (eu q o diga!). Muito bom eles mostrarem isso, pra incutir bons hábitos desde cedo!
    E a influência dos pais conta demais, né?!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Sami! Vc sabe td isso melhor que ninguém, né? Eu tive uma fase de criança fofinha tbm... na verdade era mt magrinha e anemica e meus pais me deram tantos fortificantes que engordei até demais! rs.. mas foi por pouco tempo, pq sou ecto mesmo (o que nesse caso foi bom!).

      Bj

      Excluir
  2. Bom dia querida, adorei seu blog e estarei sempre aqui, olha sobre sua pergunta, eu sou mãe e te afirmo com toda a certeza, o hábito alimentar das crianças tem tudo a haver com os pais sim, quando eu me alimentava toda errada meu filho foi e seguiu meu exemplo, hoje aprendi a me alimentar com qualidade e estou levando ele junto, ainda esta muito dificil mais aos poucos estou ensinando ele a comer coisas saudáveis, mais a culpa é somente minha, desde pequeno eu entupi ele de coisas industrializadas, cheias de gordura sal e açucar, mais o importante é que ainda é tempo de arrumar e é o que eu estou fazendo. Beijos e ótimo dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Carlinha!!
      Que bom que vc percebeu que estava fazendo errado e decidiu mudar. Sempre é tempo... é só dar o primeiro passo :)

      Bjs

      Excluir
  3. todos os pais deviam seguir essas regras !!
    muito bom ! desde pequeno é k se deve saber fazer as escolhas certas ! é fundamental !
    adorei!
    beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mt bom né, Di? Com certeza esse programa vai abrir a cabeça de mt gente por aí...

      Beijao

      Excluir
    2. sobre a quinoa , a quinoa aqui em portugal só tem uma qualidade é um cereail bolinha, n é agulha não ! lol tem de provar ! muito bom e muito nutritivo !

      Excluir
  4. Legal ter um programa assim pra variar. Eu tb não aguento mais esse papo da mina careca rs

    Giii vc vai me dar uma dicas? preciso escolher o q vou fazer primeiro, crescer ou secar... o q vc fez? vc tava com um bf parecido com o meu ne?

    bjooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu cresci, cresci, cresci e só dps percebi que tava na hora de secar! rs
      Vou te contando inbox ;)

      Bjs

      Excluir
  5. O meu filho tem uma personalidade! Ele vê meu marido e eu comendo salada e frutas e diz por que vocês comem estas coisas ruins? A gente até explica que é bom pra saúde mas ele só come por obrigação. Então tenho minhas dúvidas que o exemplo é 100%!

    Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Vi, isso aí é que eu temia... mesmo vendo vcs comendo certinho ele ainda acha ruim? Negócio é ter paciencia e continuar tentando, né? O importante é que de alguma forma vcs estão mostrando pra ele o que é saudável, agora imagina naquelas casas em que os pais comem fritura e açúcar td dia? As crianças acham que é normal...

      Excluir
  6. É verdade, a gente cuidando da infância deles, a probabilidade de se tornarem adultos saudáveis é maior. Mas os pais tem ajudar. Viu a mãe de um que come besteiras sem parar? Como pode né? Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, Flavinha!!
      Achei mt triste aquela mãe dando salgadinho de café da manhã, batata frita no almoço... OMG!

      Excluir
  7. Eu me imagino sendo um mãe tão chata! todas as vezes que eu vejo as criancinhas bricando nos plays de MC Donalds, eu digo logo "meu filho nunca vai comer isso"! hahaha Quem dera, mas o importante é ensinar a ter hábitos saudáveis para eles cresceram conscientes.
    Bjoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou igualzinha, Lu!! kkkk
      Não posso ser mãe agora, senão vou ser mt chata!!

      Bjs

      Excluir
  8. Não vi o Fantástico, não tenho filhos obesos, mas adorei o seu blog!!! Tô seguindo! Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Ah, que honra Martinha! Vc é super inspiração!!
    Eu tbm não vejo... acompanho ali pelo link =)

    Bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...