sábado, 14 de abril de 2012

Nutrição funcional: a cúrcuma

Oi meninas,


resolvi criar uma tag nova no blog: nutrição funcional. Não sou nutricionista, mas fico fascinada em como os alimentos reagem em nosso corpo. As informações que compartilharei nessa tag vieram de conversas com meu nutri, pesquisas e principalmente experiencia prática.

É importante lembrar que cada organismo é uma sentença. Nem sempre um alimento maravilhoso pra mim vai ter o mesmo efeito em você. O interessante é a gente desenvolver a sensibilidade de perceber o que é bom pra gente, porque as vezes nem o melhor nutricionista do mundo vai saber melhor isso do que você.

Começo falando da cúrcuma, que pra mim é um dos melhores temperos naturais!


A cúrcuma ou açafrão-da-terra (não é o mesmo açafrão... o açafrão é muito mais caro) é um tempero muito comum na culinária indiana, tendo inúmeras propriedades terapêuticas. Ela contem um flavonoide chamado curcumina que além de dar o pigmento amarelado típico, auxilia como anti-inflamatório, vermífugo,  aumenta a imunidade, protege a pele, ajuda na produção de colágeno e inibe a reprodução de células cancerosas. No vídeo abaixo podemos visualizar melhor.


Eu uso no arroz, na massa ou no frango. Acrescento depois do alimento pronto, pois alguns estudos dizem que o melhor é que a cúrcuma não seja submetida a altas temperaturas. É indicado que se consuma meia colher de chá ao longo do dia. 

Seu franguinho sem graça vai ficar com um bronzeado lindo e muito mais saudável, hein? rsrs



Bom find, amoras!!

5 comentários:

  1. Gi, a cúrcuma é a mesma coisa que o curry? Porque a cor é a mesma e também é utilizado na culinária indiana... Vou até pesquisar, é que agora to sem tempo. Mas se for adoro também, faz o frango ficar bem melhorzinho :) Bom saber de suas propriedades!
    Beijos,
    Tati

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade o curry é uma mistura de vários temperos, por isso pode ser que ele tenha bastante cúrcuma, como pode ser que nem tenha! Mas é mt bom tbm, né?
      Adoro comida indiana, tailandesa... uma infinidade de temperinhos mágicos! rs

      Excluir
  2. Gi linda, adorei o post e a tag que você criou, pena que aqui nao tem cúrcuma :/ Beeijos e bom domingao!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério que aí não tem, Betinha?
      Procura bem naqueles milhares de pacotinhos no mercado... eu fico feito louca lendo o rótulo de td e tentando entender. Sorte que a cúrcuma é fácil de encontrar pq não muda mt, fica kurkuma.

      Bom domingo pra vc tbm!

      Bj

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...