segunda-feira, 21 de maio de 2012

Nutrição funcional: coma frutas vermelhas

Bom dia!

Quem aí ama frutas vermelhas levanta a mão!! \o/
Eu não só amo, como consumo todos os dias... mesmo em cutting. No Brasil era mais complicado de encontrar e de comprar, eu sei. Caríssimas!! Aqui, pra compensar a falta das deliciosas frutas tropicais, no verão podemos colher morangos, mirtilos, oxicoco, framboesas e outras belezinhas, no bosque! Demais, né? Pra vcs terem uma idéia, a cidade onde moro é conhecida como "Terra do morango". Enquanto o verão não chega nos viramos com as congeladas, cada semana uma diferente :)

Pra essa semana tem Cassis! Alguém conhece? Confesso que peguei pensando que era mirtilo.. rs. Mas a tabela  é mesmo mt parecida e o sabor tbm. Lendo o nome na embalagem vcs conseguem me imaginar fazendo compras, né? Impossível entender a maioria das palavras.

O que me faz manter as frutas vermelhas no cardápio, além do sabor, é que elas tem pouquíssimo carboidrato e mts antioxidantes. Olha só:


"Uma pesquisa demonstrou que mulheres que consomem grande quantidade de mirtilo e morangos sofrem um declínio mental causado pela idade mais lento em comparação com mulheres que consomem poucas frutas ricas em flavonoides, afirma um estudo americano.
De acordo com a pesquisa, com respostas de mais de 16 mil mulheres sobre seus hábitos de saúde em questionários de 1976 a 2001, as que comiam mais destas frutas atrasaram o declínio cognitivo em até dois anos e meio.
A cada dois anos, de 1995 a 2001, pesquisadores mediram as funções mentais de pessoas com mais de 70 anos, de acordo com o estudo publicado nos Anais de Neurologia.
— Nossas descobertas têm implicações significantes para a saúde pública, já que aumentar a ingestão de frutas vermelhas é uma modificação bastante simples para testar a proteção da cognição em adultos mais velhos — afirma Elizabeth Devore, médica do Hospital Brigham and Women e da Escola de Medicina de Harvard em Boston, Massachusetts.
Pesquisas anteriores mostraram que flavonoides, oxidantes encontrados em frutas vermelhas, maçãs, frutas cítricas, chá e vinho tinto podem reduzir o risco de doenças cardíacas, diabetes e câncer."


Fonte: http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/variedades/vida-e-saude/noticia/2012/05/mulheres-que-comem-morangos-sofrem-declinio-cognitivo-mais-lento-3753065.html


No Brasil temos o poderoso açaí, que aqui é vendido em cápsulas e vale ouro! O único cuidado de consumí-lo é que ele tem muita gordura na composição (gordura boa, mas cuidado com o excesso) e que geralmente as pessoas usam bastante açúcar pra adoçar, já que puro ele é bem amargo.

Eu gosto de comer minhas vermelhinhas batidas com iogurte natural no café da manhã. Como a fruta tá congelada, vira quase um sorvete! - tem foto ali em cima!

Mudando de assunto, olha aí meu pecadinho do final de semana! Torta de banana que estava desejando há temposs... Posso dizer? Primeira vez na vida que fiz uma torta de banana boa! rs.. Aqui tem um vídeo da receita que fiz, só que usei menos açúcar, menos óleo (metade do recomendado, a outra metade substituí por ÁGUA) e apenas 3 bananas. Dica: vá umedecendo com a mistura de leite e ovo camada a camada, não deixe pra jogar o líquido por cima só no final, como as receitas dizem.
Saboreei umas três deliciosas fatias e treinei sábado e domingo... mais motivação que qualquer pré-treino! kkkk


Boa semana, amadas!
Foco, foco, foco!!!!!

13 comentários:

  1. Gi e suas comidinhas!! Parece muito boa a sua torta!!! e adoro frutas vermelhas, pena que por aqui é caro mesmo... por enquanto fico como açaí mesmo. bjoo

    ResponderExcluir
  2. Gi,
    Como morango todos os dias! Amo tb!!! Traz vários benefícios!
    Fica difícil saber o que está comprando desse jeito, né?! ehehehe
    Sua torta está com uma cara boa, mas nem passa a receita, para a gente não querer fazer! hehehe
    bjoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Morango é minha preferida, Lu!
      É sempre assim, uma semana morango, na próxima outra fruta e dps moranguinhos de novo!! hehe

      Bj

      Excluir
  3. Adoro frutas vermelhas Gi, aqui também nao é tao difícil de se encontrar e o preço é bom! Essa tortinha tá com uma cara muito boa, mas nao vou nem ousar em fazer porque talvez eu nao seja comportada como você e nao coma apenas 3 pedacinhos kk! Ah Gi, eu ia te perguntar mas como você já comentou lá no blog dizendo que topa :) queria que você fosse minha próxima entrevistada :D, pode ser linda? Vou ficar muito feliz :) Quando você puder me manda teu email tá? Aí eu te explico tudo direitinho lá tá? Beijos e ótima semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linda, te add no FB pra gente conversar, tá? ;)

      Boa semana tbm!!

      Excluir
  4. Onde vc mora Gi???
    Amei a torta de banana...eu AMOOOO tudo que tem banana!!!
    bju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Drica, moro na Finlandia! Pertinho, né? rsrs
      Ah, eu ando com tanta vontade de comer banana... vou te contar! So pq ela é cheia de carbo, né? OMG!

      Bjs

      Excluir
  5. Hmmm... adoro frutas vermelhas também!
    Faz um tempo que estou procurando mirtilo para comprar e não acho, vc encontra fácil?
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bru, eu moro na Finlandia.. aqui é bem fácil encontrar! rs

      Bjs

      Excluir
  6. uau que pecado gostoso !! :P
    eu também gosto de frutas vermelhas mas aqui em portugal também são caras !
    tava pensando que era mirtilos também ! n conheço essa não ! :)

    quanto à batata doce... faz panqueca é muito bommmmmmm! :P

    beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Di, cassis eu só conhecia de ouvir falar naquele doce de creme de papaia com cassis.. vc já ouviu falar? La no Brasil é bem comum... tem até sorvete.
      Mas o gostinho pra mim é bem parecido com mirtilo mesmo.

      Ahh, a panqueca é boa mesmo!!

      Bjs

      Excluir
  7. OMG, adoooro frutas vermelhas mas AMO mesmo torta de banana :) Que post tentador hehehe...
    Beijos!
    Tati

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...